sábado, 17 de março de 2012

Não saia de Belém Para Moabe.


A história de hoje está baseada no livro de Rute.
Rute 1:1-6
Vamos entender alguns significados.
- Belém (casa de Pão) - Moade (Família de um pai Só)
- Noemí ( Agradável) - Mara ( amargosa)
Prezados Jovens, houve uma seca em Belém e com isso a família de Noemí partiu para os Campos de Moabe. Ou seja ela saiu da cada de Pão e foi para a as terras da família de um pai só, juntamente com seu marido e seus dois filhos.
Quero aqui colocar Belém como a casa do Senhor a igreja e os Campos de Moabe como o mundo. A seca como os problemas mais variados possíveis, que você pode identificar está passando. Ei Psiu. É uma seca mas não saia de Belém para Moabe, pois Deus promete mandar a chuva a serôndia e a temporã (ou seja a de tempo e fora de tempo).
Moabe surgiu em Gn cap 19:30-37, de um incesto entre Ló e sua filha primogênita nascendo um filho e chamando-se Moabe. Este episódio já foi influenciado pela cultura de Sodoma e Gomorra.
Noemí partiu com seu esposo e com seu filho, mesmo seus vizinhos e parentes insistirem para eles ficarem, pois era uma seca passageira e Deus os abençoariam. Lá em Moabe os filhos casaram-se vs 4. Fez bem Abraão mandando seu servo buscar uma esposa para seu filho. Gênesis 24:3-5 “Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?”
Noemí ao sair de Belém, conforme ela declara no vs 20 e 21 – “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi?”
Ela saiu com seu marido e filhos deixou a casa de Pão (Cristo, Igreja, Irmãos) e agora volta vazia, com amarguras, com perdas irreparáveis, pois ouviu falar que em Belém ... o Senhor tinha  visitado o seu povo, dando-lhe pão. Vs 6. pois o mundo faz isso conosco retira tudo de bom, de certo que aprendemos na casa de pão.
Ao contrário do que aconteceu com Rute, Deixou Moabe (o mundo e suas concupiscência, ou desejos e pecados) converteu-se ao senhor conforme ela declara a Noemí: Rute 1:16  ... o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute saiu de Moabe, cheia de problemas, pois havia perdido o marido, mas estava cheia de esperança pois abandonara seus ídolos e encontrara o Deus de Israel. Permaneceu firme e Deus a abençoou dando-lhe um esposo e desse esposo veio um filho que se chamou Obede de quem veio Jessé que foi o pai de Daví rei de Israel, e de sua descendência veio Jesus o Salvador do mundo.
Portanto, amado Jovem, não importa a seca em que estás vivendo, não saia de Belém para Moabe, quem sai sofre perdas irreparáveis mas quem faz o caminho contrário deixando Moabe para morar em Belém, só tem a ganhar. Não importa o que aconteça, não saia da casa de Deus. Você é especial e essa luta vai passar. Confie que vai chuver na sua terra.

Um abraço de seu irmão em Cristo CARDOSO.

1 comentários:

luciana souza disse...

Muito maravilhoso o comemtàrio que Deus continue lhe espirando desta forma que Deus lhe abençoe

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails