domingo, 24 de outubro de 2010

A língua







A estudante alemã Annika Irmler entrou para o Livro dos Recordes graças a sua língua de 2,7 polegadas (6,9 centímetros). Em 2001, ela foi considerada a mulher dona da maior língua do mundo. Ou, pelo menos, foi a única a ter coragem de revelar isso para o mundo. 
Na época, Annika tinha 12 anos e vivia em Tangstedt, cidade próxima de Hamburgo. Ela dizia ser capaz de alcançar o sorvete que fica no fundo da casquinha sem usar pazinhas ou os dedos.
 “Meus amigos sempre me diziam que eu tinha uma língua inacreditavelmente grande, e que eu poderia ganhar muito dinheiro com isso um dia”. 
Entre os homens, o posto pertence ao britânico Stephen Taylor.
Ele ostenta uma língua de nada menos que 9,5 centímetros.
            Não quero falar do paladar, ou da maior língua do mundo, mas sim o que este pequeno órgão é capaz de fazer.
"Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações."  (Gênesis 10 : 5)

            Aqui encontramos a primeira referência à língua, observe que todos que falavam a mesma língua, estavam juntos, quem fala do sujo, é o mal lavado, estão juntos, pois os limpos falam de limpeza. “Em que grupo você está enquadrado?”.

Perguntei a algumas jovens, como está a língua entre eles.  Fiquei chocado com as respostas, pois eles mesmos estão observando que a conversa mudou, estão mais voltados para as coisas do mundo do que as coisas de Deus, as conversas giram em torno das pessoas e não de Cristo, a linguagem utilizada não é a tradicional de um cristão e sim gírias, fofocas, mentiras, causando discussão entre os jovens, forçando-os a envolver-se em panelinhas, com isso cria-se a rivalidade dentro da igreja.
            Jovens e adolescentes, estão desrespeitando aos pais, aos pastores, aos seus líderes dentro das igrejas, e isso não é bom, pois tem reflexo em todas as áreas, tanto profissional, pois não respeitarão seus patrões, como dentro da igreja, desrespeitando a todos, principalmente os líderes e até os mais velhos, sem falar de seus colegas e amigos.
            O Salmista no salmo 34, diz que o temor do senhor e viver longos dias está ligado a língua. Sl 34.11-14 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

Observe estes versículos da palavra de Deus, que o Salmista escreve:

"Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano." (Sl 34 : 13)
"E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia." (Sl 35 : 28)
"A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo." (Sl 37 : 30)
"EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim."  (Sl 39 : 1)
"O MEU coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor." (Sl 45 : 1)

O Apóstolo Tiago também escreve a respeito deste membro, tão pequeno mas se não for domado, causa um grande estrago no meio do povo de Deus.
Cap 1.26  Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
Cap 3.5-6,9-10  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
            A prática da linguagem no dia a dia está ligada diretamente ao ambiente onde vive, é por isso minha preocupação com os jovens cristãos, nascidos em lares cristãos, pois pode está havendo dentro dos lares um relaxo por parte dos pais, em permitir este tipo de comportamento, influenciado muitas das vezes por colegas, programas televisivos etc. Já os convertidos onde a família não é cristã, tem chegado a conclusão que a linguagem praticada em casa não é sadia, e através do evangelho tem conseguido influenciar seus pais e irmãos.

            Que Deus abençoe nossos jovens, e livre-nos da língua inflamada, que seu principal objetivo é afastar-nos do Deus vivo, Amados Jovens glorifiquem a Deus com seus lábios, apegue-se a sã palavra, ame-a de todo o coração pois é através  dela que purificamos nosso falar, pensar e agir.
           
            Um grande abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails