terça-feira, 6 de julho de 2010

O carpinteiro - parte I



"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?"  (Mateus 13 : 55)

Porque Deus escolheu uma profissão para seu filho Jesus, e porque foi justamente a de carpinteiro?  José, marido de Maria tinha como profissão carpinteiro, e de acordo com o costume da época, as mães ficavam com os filhos homens, até os cinco anos de idade, quando o pai assumia levando o filho para o trabalho, no intuito de ensiná-lo um ofício, que geralmente era a profissão do pai, portanto Jesus desde pequeno aprendeu a profissão de carpinteiro, vendo seu pai pegar aquelas madeiras brutas, cheias de defeitos e transformá-las em um banco, uma mesa, um móvel.
            O jovem Jesus, aprendeu desde cedo, a utilizar as ferramentas certas para consertar, e até transformar madeiras, muitas delas sem valor, em uma verdadeira obra de arte. Esta profissão tem tudo a ver com o ministério de Jesus aqui na terra, pois muitas madeiras (seres humanos) estavam perdidas, e desprezadas pelos homens, desvalorizadas, precisando de um carpinteiro para lhes valorizar, estas madeiras precisavam de um profissional que conhecesse suas falhas e defeitos e a transformasse em móveis (servos) de valor, e Jesus utilizando as ferramentas certas, pode transformar, uma madeira bruta como Pedro cheio de sua arrogância, valentia, em uma obra delicada a ponto de o mesmo não se achar digno de morrer igual a seu mestre, e a madeira João e Tiago, filhos do trovão? Madeira de dar em Chico, pois os mesmos queriam exterminar aqueles que expulsavam demônios em nome de Jesus, o carpinteiro de Nazaré, trabalhou com a ferramenta do Amor e o resultado? Um foi chamado o apóstolo do amor e o outro transformou-se numa das principais colunas da igreja primitiva.
            Quero entender que durante o período dos três anos de seu ministério terreno, Jesus pode enquanto trabalhava na vida dos discípulos lembrar da sua infância, adolescência, de quantas madeiras brutas, duras, que eram difícil de transformá-la em algo que se aproveitasse, e que ao insistir viu o resultado, extraordinário de rara beleza. Assim não desistiu de seus discípulos, pois sabia que enquanto estivesse utilizando as ferramentas corretas, seriam transformados em uma verdadeira obra de arte, de raro valor.

O Carpinteiro.
            Estamos em uma carpintaria, podemos ver várias ferramentas, umas para entalhar, outras para serrar, outras para o trabalho pesado e ainda outras para o trabalho delicado, como raspar e alisar.
            Quem entra na carpintaria, muita das vezes não sabe para que serve as ferramentas, mas o carpinteiro, conhece a cada ferramenta bem como sua utilidade, momento certo de usá-la, no tipo de madeira com os seus detalhes, aonde cortar, onde aplainar, os seus olhos enxergam o que eu e você não conseguimos ver.
            - Coloquemos a disposição do carpinteiro, e não queiramos saber como ele vai trabalhar em nossas vidas, pois ele sabe em que vai nos transformar. Quantas vezes o Emanuel o carpinteiro de Nazaré, pegou madeira bruta, cheia de nó, de defeitos e começou o seu trabalho, devagarzinho, usando a plaina, a serra para tirar as arestas, os excessos, neste estágio do trabalho aparece a dor, pois não queremos perder os nossos costumes, queremos que o carpinteiro nos deixe bonitos, mas sem sentirmos dor, aquele nó até faz parte da nossa vida, gostamos de lembrar dele, mas meu amado, deixe o carpinteiro trabalhar, que verás o resultado final em breve.
            Passado a fase inicial, mesmo com dores pela plaina que nos feriu, que arrancou os dogmas, as feridas passadas, aquele nó que tanto nos incomodava, observamos agora que foi bom o senhor ter nos afligido para aprendermos que somos especiais (Sl 119.71), olhamos ao nosso redor e observamos madeiras brutas e pensamos: “como éramos ignorantes e não sabíamos, a ponto de não abrirmos o coração para mudanças” Observamos que alguma coisa mudou, estamos limpos, sem casca, sem nó. 
            O carpinteiro vira-se agora para a bancada pega outra ferramenta, que não entendemos para que serve, pois achamos que está bom, estamos agora conformados, mas Ele quer tirar as falhas que só o olhar clínico do carpinteiro enxerga, como o orgulho, o conformismo, o capitalismo que muitas das vezes não percebemos mas que está nos rodeando, esse desejo de ter tudo nesta vida, sem perceber, o nosso coração ainda está preso as coisas deste mundo. Que ferramenta ele escolhe agora? Passa seu olhar clínico pela talhadeira e vê que ainda não está pronta para ser entalhada, pois se usá-la agora, vai até ficar bonito, com uma figura diferente, mas ainda assim, aparecerão as falhas, e o carpinteiro quer uma madeira perfeita, quantas madeiras estão na casa do Senhor (carpintaria) que acham que é tempo de ser colocada em destaque, até estão a mais tempo na carpintaria, mas ainda estão sendo trabalhadas, pelo o Emanuel dono da carpintaria, elas até vêem as outras sendo postas em destaque, pensam que estão fora dos planos do carpinteiro, mas para você que é madeira e está nesta situação, o carpinteiro tem uma palavra para você, Ele a ama do jeito que você é e está apenas esperando o momento certo para continuar a trabalhar em sua vida.
            Quando jovem, trabalhei mais ou menos um ano em uma carpintaria, neste período, conheci cada ferramenta e suas funções, é claro que no início não sabia utilizá-la, e com isso fui chamado atenção várias vezes, pois utilizava o serrote com muita força, sem jeito, o fim era desperdício de madeira, pois o corte saia torto. Aprendi que eu queria cortar, mas ia com muita sede ao pote, não tinha a delicadeza necessária como uma música de valsa, e se você não pensa antes aonde vai serrar, marcando utilizando outra ferramenta que é o esquadro, você pode causar um estrago na madeira, e talvez não sirva mais para o fim a ela destinada. O Carpinteiro de Nazaré sabe onde cortar, o seu corte é preciso, dentro do esquadro, de sorte que, mesmo cortando um pedaço, o encaixe é perfeito.
            Meu irmão deixe o carpinteiro fazer a obra, não queira você ser curioso, e cortar aquela madeira, por ela está estrovando, lembre-se que você não é o carpinteiro, e pode botar uma alma no inferno, esse trabalho é do carpinteiro. Sim você acha que aprendi a cortar sem erro? Aprendi mais depois de perder muitas madeiras, e levar muitos puxões de orelhas. Na vida espiritual não teremos esta chance de treinar, pois estamos dando com pessoas, que tem sentimentos, são sensíveis as ferramentas utilizadas na carpintaria, qualquer serrote amedronta a pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails