sexta-feira, 25 de junho de 2010

COMUNICAÇÃO X comunicação

 
    


     Cada grupo é identificado por sua forma de falar, de agir, entre estas formas está a gírias.

“As gírias são realmente importantes para nossa comunicação. Elas enriquecem nossas conversas cotidianas, muitas vezes tornando-as divertidas.

     Acho apenas necessário nos lembrarmos de duas coisas: primeiro, as gírias são contextualizadas - quer dizer, elas ocorrem num certo lugar, com um grupo definido de pessoas, e, como vc já disse, numa certa época. A questão do tempo é importante, mas a do grupo em que ocorrem também. Os adolescentes usam gírias diferentes das dos adultos. Os internautas têm uma linguagem própria, os rappers, outra. Isso é extremamente rico, não é mesmo? O outro ponto é a importância, também, da linguagem formal. Porque, da mesma maneira que as gírias podem enriquecer, elas também podem empobrecer um discurso. Aqueles que só conhecem gírias e não dominam a linguagem formal podem ter dificuldades dependendo do ambiente em que estão”. (opinião de uma professora de Português)

Mas entre os Jovens Cristãos, como fica esta questão?

     Como falamos acima, cada grupo tem sua maneira de falar ou de se comunicar, por exemplo você entende isso? “acerte o passo mocorongo, última forma, recebi uma missão à Garcia, seu bizonho” entendeu? Não? Pois é gíria militar. “e ai cara! Caraça Mané, copiou o trem? Pois é difícil a comunicação, porque você não é deste grupo para entender , enquanto está apenas no campo da troca de palavras sem ofender, não vejo problemas, mas, e quando achamos normal chamar os outros de “palavrões” do tipo “e aí, fresco, em alguns estado não é considerado palavrão, mas no Nordeste por exemplo e como se estivesse chamando o outro de Viado, (desculpe é até estranho para mim está escrevendo isso, pois não faz parte do meu vocabulário).

     O apóstolo Paulo escrevendo aos colossenses recomenda-nos: "Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca." (Colossenses 3 : 8) e ainda fala em efésios: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (Efésios 4 : 29). Que conselhos maravilhosos do nosso Deus para nós Jovens, saiba que Deus não fica satisfeito com palavras de baixo calão, com tratamentos entre cristãos como se ímpio fosse. Temos deixado até de saldar uns aos outros, como a palavra de Deus nos orienta “A paz do Senhor Jesus” para “e aí beleza, paz”. O salmista no Sl 119.11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Quando nos enchemos da palavra de Deus, a nossa linguagem é diferente, pois a boca fala o que o coração está cheio.

     Ef 5.1-8 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

     E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

    Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;

     Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.

     Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

    Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Portanto, não sejais seus companheiros.

     Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz

     Portanto, meus amados irmãos Jovens “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5 : 37)

     Paulo ainda fala para Tito: “Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. (Tt 2.6-8)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails