terça-feira, 20 de julho de 2010

O Carpinteiro parte III



Chegou a hora do verniz.
            O verniz é o embelezamento, da madeira, depois de ter passado pelo processo inicial, corte, cerra, lixa, raspa, selador vem o verniz, este é o revestimento da madeira, com ele a madeira passa a brilhar, é admirado por todos, só se ver elogios, até os detalhes da madeira ficam evidentes. Este revestimento é o poder do Espírito Santo, revestindo os crentes, dando-lhe brilho, as pessoas o admiram pela sua beleza espiritual, está sempre em uso na casa do Senhor, jogam até água, respinga sujeira, de outras madeiras, ela não se deixa abalar sabe que pode contar com o carpinteiro para limpá-la, Ele usa o espanador, tira-lhe a poeira e ela fica nova de novo, mas quero lembrar a estas madeiras que continuam a disposição do carpinteiro, e sempre lembrando da humildade, da simplicidade que é a característica do cristão, pois quando esta peça tão linda, está inchando, é porque tem algum poro aberto, e por ele entra sentimentos de grandeza, de exclusividade, de arrogância, cuidado é hora de chamarmos o carpinteiro.
            Lembro de um pastor de renome, pregador da palavra de Deus em todo território Nacional e até internacional, no início de sua jornada como pregador, era simples e humilde, estava brilhando, o verniz estava cada vez mais reluzente. Dez anos depois de velo pregar, estava eu congregando em Caçapava, interior de São Paulo, já era obreiro na casa do Senhor, quando este Pastor foi pregar na Igreja Assembléia de Deus, pastoreada pelo Pastor Esdras Carlos Guimarães (que Deus o abençoe meu pastor o senhor foi uma benção para o meu ministério) a mensagem foi muito bonita, tocou no coração de vários irmãos, lembro desse dia como se fosse hoje, pois marcou muito minha vida, não pela mensagem, mas por um episódio que gostaria de esquecer, o texto que foi pregado foi "Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá."  (II Reis 4 : 10), muito inspirador, o templo da AD em Caçapava estava na fase de construção, o antigo templo estava dentro do novo, que era duas vezes maior e já estava coberto, abrangendo assim os dois templos, porém, ao término da mensagem, o referido pregador, disse: “estarei ao lado para dar os autógrafos, e ser fotografado”. Agora que começa meu drama, todos se confraternizando, estava uma benção, fui até o pastor para saudá-lo com a Paz do Senhor, tenho costume de chamar os irmãos de meu querido, meu amado, quando cheguei e saudei-o com esse tratamento, fui pego de surpresa com essas palavras: “meu amado não, pastor A.....S.....” cadê o chão, sumiu, fiquei estático, aqueles segundos para mim pareceram uma eternidade, o tempo parou, os olhos dos irmãos estavam todos voltados para mim, assim eu sentia, depois do impacto inicial, o chão voltou, agora como sair de cena sem ser notado, queria cavar um buraco naquele piso de concreto e mim enterrar, ou só sair no Japão, aquela atitude do pastor A.S. jogou por terra tudo que havia pregado, estava inchado, tinha furos que permitiram entrar a soberba, a arrogância. Tem muitos obreiros assim na casa do Senhor, precisando entrar na carpintaria e pedir para o Carpinteiro de Nazaré esquadrinhar sua vida, e passar mais uma vez o selador, para que a fama, não suba em sua cabeça, e que ele sempre diga: “Que Ele cresça e eu diminua”.
Madeiras em uso duram mais.
            Na carpintaria, há madeiras, móveis que estão encostadas, e com isso a poeira, o cupim, a traça tem se apoderado e a destruído aos poucos, não faz uma faxina, não se utiliza espanador para tirar a poeira, óleo para conservar, nem pensar. Enquanto isso aquele brilho do início, que o carpinteiro com muito carinho tem envernizado, aos poucos vai ficando fosco. Trazendo para nossa reflexão, na casa do Senhor também há móveis (pessoas) que estão em desuso, ou seja, não se ocupam, não cantam em um dos conjuntos, corais, em fim estão empoeiradas, precisando de uma faxina no seu interior, para expurgar a poeira do pecado, da mornidão, da frieza espiritual. O Carpinteiro de Nazaré quer passar lustra móveis, quer ver você em uso na sua casa, há muitas áreas que você pode ser aproveitada(o) levante-se coloque-se a disposição do Carpinteiro, deixe-o lustrar sua vida com o óleo Santo, passar-lhe o espanador, tirar a poeira do pecado. Volte a buscar o Carpinteiro, tem muitos na casa do Senhor esperando por você, o seu cantinho ainda está vazio, o sol da crítica ofuscou seu brilho, as águas torrenciais da cobrança foram demais para você, mas o Carpinteiro ainda está com a ferramenta, da alegria para lhe devolver, dê um passo pedindo-lhe que o Senhor lhe use mais uma vez em sua casa.
Substituição da madeira pelo aglomerado.

            Enquanto o carpinteiro trabalhava na madeira, esculpindo, lixando, cuidando, seu maior prazer é ver a sua obra servindo e durando. Porém o tempo passou e as madeiras foram substituídas pelo aglomerado, veio a modernidade, fábricas de produção em grandes escalas, tem deixado o carpinteiro triste, ficou de lado, não precisam mais dos seus serviços, pois não há interesses financeiros. Pergunto ao amigo não é isso que está acontecendo em nossos dias? Não temos nós trocado a madeira pelo aglomerado que é mais prático, mais bonito? Hoje igrejas tem deixado os serviços do carpinteiro de Nazaré, para buscarem a modernidade, dos aglomerados, que no início é muito bonito mas no fim, é descartável, não pode molhar que incha como sapo, passa a mão desfarela-se todo, os seus “carpinteiros” estão ricos a custa do aglomerado e em pouco tempo nada mais presta se não para ser queimado e lançado no lixo.

Continua na parte IV.  Em Lucas 7:11-15, O carpinteiro de Nazaré, está prestes a utilizar mais uma de suas ferramentas...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails