quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trabalhando para o Mestre

     Muitos pastores, não dão oportunidades aos jovens devido a sua falta de experiência, é verdade que o jovem ainda não é experiente para alguns trabalhos, porém está no caminho do desenvolvimento, descobrindo a cada dia que as alegrias, emoções e tristezas fazem parte do seu crescimento espiritual. Um bom pastor, líder de mocidade descobre que o jovem é uma pedra bruta mas depois de lapidada, transforma-se na mais preciosa das jóias.

     No capítulo 6 de II Reis o profeta Eliseu, dá-nos um exemplo de visão, compreensão e incentivo ao desenvolvimento dos jovens alunos da escola de profetas, um dos jovens disse a Eliseu: eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali.

     Observe a visão dos jovens sem experiências, mas que estava correta, o seu desejo era ampliar o lugar em que se reuniam. Cabe-nos uma pausa para mostrar aos jovens, que tem muitas das vezes a visão certa, porém, querem fazer sua vontade para ontem, sem a supervisão de um adulto, um pastor, ou um líder, cuidado com idéias de se reunir na casa de um ”irmão”, sem o conhecimento de um adulto, querer ir a um retiro sem o conhecimento dos pais, pastores etc. Esses jovens tinham um objetivo, porém contaram com a colaboração de Eliseu, que prontamente atendeu, demonstrando maturidade e amor a juventude em seu crescimento espiritual.

     Os jovens demonstraram dinamismo, trabalho em equipe, quando cada um pegou uma viga, que pode ser interpretado como cada um fez sua parte, ou cada um utilizou de seu talento, sua habilidade e juntos com a supervisão do profeta Eliseu, venceram as dificuldades, superaram obstáculos que era intransponível para uma pessoa só, mas através da união as dificuldades caíram por terra, os obstáculos rolaram de água a baixo.

     Destacamos ainda nesse episódio que quando o machado, caiu na água a presença de um responsável, ou um pastor trouxe tranquilidade aos jovens, observe que um deles disse: Ai meu senhor, é como por um instante entrasse em desespero pelo ocorrido, principalmente porque o machado era emprestado, o desespero, a aflição bloqueia o raciocínio, não permitindo ver a solução, é para esses momentos que a presença de um adulto experiente, com sua tranquilidade, pode nos orientar para a melhor saída, e Eliseu com sua fé,e confiança em Deus, dá um grande exemplo de tranquilidade e confiança em meio ao caos, talvez ele tenha dito: calma meu jovem, conte-me onde o machado caiu, confiemos em Deus que Ele nos dirá o que fazer.

     Prezado jovem, você é valente, tem muita energia, utilize-a na obra do Senhor, na evangelização, louvando ao senhor no conjunto coral, na banda de música, tem muitas áreas dentro da casa do senhor esperando alguém como você, cheio de vontade e desejo de agradar ao Senhor, mas não esqueça conte sempre com o apoio e ajuda de seu pastor.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails