domingo, 9 de maio de 2010

Auto...Destruíção.

     Nestes últimos anos, tem proliferado, umas centenas de livros denominados de auto-ajuda, para uns é considerado um excelente livro e que realmente tem ajudado a muitos, porém em contra partida pessoas tem se iludido com seus conteúdos que mostram soluções mágicas para todos os problemas, é aí que eu quero entrar, não querendo defender os livros de auto-ajuda, mas tentar mostrar que em toda a leitura de livros, revistas, jornais etc, devemos ter um senso crítico, separarmos ficção de realidade.

     Somos incapazes de nos interiorizarmos, pararmos para nos observar, conhecemos muitos lugares viajamos para longe, porém não procuramos viajar dentro do nosso interior, vemos os defeitos dos outros, mas somos incapazes de ver os nossos, muito menos de reconhecê-los, ouvimos o “amigo” um desconhecido, mas não paramos para uma conversa com quem realmente nos ama e quer o nosso bem, nossos pais. Seus pais dizem que você tem que ler a Bíblia diariamente, porém você não os escuta, mas sua amiguinha ou amiguinho do colégio diz que: ler a bíblia diariamente faz bem pra alma, deixa mais inteligente, melhora a escrita, acalma, o dia fica mais bonito e você segue o que ela diz.

     Vejo que os livros de auto-ajuda, vieram para despertar esse lado que ficou de fora de nossas vidas devido a correria do dia a dia, mas devo lembrar que não existe solução mágica para os problemas do tipo: terminou o namoro e está triste? Entre no banheiro tome um banho com água fria e depois ao sair de lá, estão resolvidos os seus problemas. Infelizmente muitos autores, tem criado ou “inventado” fórmulas mágicas, para a felicidade, ganhar muito dinheiro, ter sucesso nos negócios etc.

     Tenho contra esses livros, que o próprio título já está dizendo “auto-ajuda” ele te coloca como um deus, você pode, você consegue, você, você e você, quero lembrar que não somos auto-suficientes, super-herói, não podemos nem acrescentar um fio de cabelo na nossa cabeça, quanto menos resolver determinados problemas, esses livros tem deixado de lado o Criador da raça humana, seus ensinamentos, leis e preceitos, uma regra simples é queo dia tem 24h, oito para trabalhar, oito para outros afazeres e oito para descansar ou dormir, respeitamos essa regra simples? Claro que não, e com isso estamos fracos, doentes, fadigados etc. Não podemos excluir o criador ele sabe como a máquina funciona, devemos sim reverenciar o criador e buscarmos o conhecimento que vem do alto.

Alguns conselhos práticos de “auto-ajuda”

     Está devendo muito? Pare de comprar, pague as dívidas primeiro e depois só compre á vista. Tenho certeza que suas dívidas desaparecerão.

     Está com dor de dente? Escove os dentes diariamente, 3 vezes ao dia após as refeições e antes de dormir também. Nunca mais terá dores de dente.

     Não tem paciência quando está na direção? Antes de sair de casa faça uma oração simples, Senhor dá-me paciência no dia de hoje, e Saia com antecedência, se algo imprevisto acontecer, comece a ignorar, a situação pense no seu objetivo de não se irritar.

     Não revide quando for xingado no transito, pois do outro lado talvez vá um motorista, que brigou com a esposa, ou foi demitido do trabalho, está desiludido da vida, já saiu de casa com problemas e quer descontar no primeiro que abrir a boca etc. e você não quer ser essa cobaia da violência desenfreada de um sem juízo, quer?

     Tem muitos conselhos simples como esses, que funcionam no dia a dia, porém, não paramos para organizar nossos pensamentos. Meu querido jovem, os livros de auto-ajuda são interessantes porém não devemos tê-los como princípio e regra e prática, pois esse lugar pertence a Bíblia sagrada.

Um grande abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails