segunda-feira, 15 de março de 2010

Dá a outra face


Mt 5: 39 “ Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”
Neste versículo, aprendemos uma grande lição, ensinada por Jesus, muitos interpretam de forma literal, outros no sentido figurado, mas observamos que Jesus usando de uma figura de linguagem “Elipse” quis mostrar a relação entre a valentia e a humildade. Passo a transcrever um texto do livro “análise da inteligencia de Cristo” “O Mestre dos Mestres Jesus, o maior educador da história” vol 1 pg 138.
“Se fizermos uma análise superficial, poderemos nos equivocar e crer que dar a outra face pode parecer uma atitude frágil e submissa. Todavia, cabe aqui a pergunta: dar a outra face é sinal de fraqueza ou de força? Quando alguém dá a outra face, isso incomoda pouco o muito uma pessoa agressiva e injusta? Se analisarmos a construção da inteligência, constataremos que dar a outra face não é sinal de fraqueza, mas de força e segurança. Só uma pessoa forte é capaz desse gesto. Só uma pessoa segura dos seus próprios valores é capaz de elogiar o seu agressor. Quem dá a outra face não se esconde, não se intimida, mas enfrenta o outro com tranquilidade e segurança.
Quem dá a outra face não tem medo do agressor, pois não se sente agredido por ele, nem tem medo de sua própria emoção, pois não é escravo dela. Além disso, nada perturba tanto uma pessoa agressiva como alguém lhe dar a outra face, não revidar sua agressividade. Dar a outra face incomoda tanto, que é capaz de causar insônia no agressor. Nada incomoda tanto uma pessoa agressiva como o outro ter atitudes complacentes com ela.
Dar a outra face é respeitar o outro, é procurar compreender os fundamentos da sua agressividade, é não usar de violência contra a violência, é não se sentir agredido diante das ofensas. Somente uma pessoa livre, segura e que não gravita em torno do que os outros pensam e falam dela é capaz de agir com tanta serenidade”.


É difícil o Jovem dá a outra face, isso em decorrência da sua falta de maturidade e não deve ser motivo para auto punir-se, achar que você é assim mesmo e que nunca vai mudar, busque a Cristo através da meditação em sua palavra, tenha fome de sabedoria, e lembre-se que você está em crescimento no conhecimento. Não dá para entender, tem jovens que querem ser mais velhos, e tem velhos que querem ser jovens, os famosos saudosistas, mas tenho o conselho viva a vida intensamente em cada etapa que cristo nos deu, desfrute do melhor desta terra que Deus te dá.

1 comentários:

Blog da Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá estão expostas da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
Fique na paz e o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails