terça-feira, 23 de março de 2010

Conflitos


     Porque ninguém mim entende? Todo mundo briga comigo, esta é algumas indagações do jovem dentro de casa.
Para entendermos esse temperamento e outros, precisamos primeiramente, está consciente que durante a vida, o ser humano passa por mudanças importantes, físicas: os estudiosos dividiram essas fases em: criança, pré-adolescente, adolescente, juventude(namoro, noivado, casamento), adulto, meia idade(30-40 anos), velhice. Essas mudanças físicas não estão sozinhas, elas sempre andam acompanhadas, com mudanças psicológicas, comportamentais, caráter (que é formado por vários fatores como: meio em que vive, educação familiar (exemplos dentro de casa, dos pais e irmãos mais velhos), grupo de amizades, etc.
     Você é um chato, já ouviu isso né rsrs... pois está dentro das mudanças que passamos, quando somos adolescentes, até a linguagem muda, queremos fazer tudo, surge futebol, queremos fazer, logo saímos do futebol, vamos para o boxe, skate, queremos pintar as unhas, fazer tatuagens, as roupas, só queremos de marcas famosas, muitas das vezes nem nós mesmos sabemos o que queremos, enfim é tanta coisa que nos tornamos uns chatos mesmo.
     Mas para nos orientar temos nossos pais, que por mais chatos que eles pareçam, lembre-se que já passaram por todas essas fases e eles sabem o melhor para nós. Quer ver uma coisa: quem gosta de ouvir isso: já fez o dever de casa? Você vai vestir essa roupa, acorda tá na hora, arruma seu quarto, e quando você diz que vai sair com os colegas, quem são?, que horas volta?, ou esteja aqui ás 9:30, em fim são muitas situações, que você não gosta mas aí de nós se não fosse o Amor o carinho a preocupação dos pais, tudo para nos ver feliz, alegres, com um futuro bem estruturado, financeiramente e moralmente, é claro que as vezes eles exageram (e muito rsrsrs...) mas tenha paciência com eles.
     Eu costumo dizer para meus filhos, se tem que fazer determinada coisa, faça, tem outra opção, não? Então faça o melhor. Esse ponto é para você refletir, existem coisas que não dá para fugir, e resistir a elas é andar pra trás, não tem jeito, tem que ser feito.
     Vou citar alguns exemplos se você se enquadra neles pense nestas palavras, porém eu peço que você neste momento faça uma introspecção (uma viajem ao seu interior) para ver onde você tem sido chato, onde sua irmã ou irmão pega no seu pé, onde mais os seus pais cobram de você, e comece a mudar de atitude, pois se alguém reclama de determinada atitude nossa é porque algo está errado.
     Seu pai reclama que na hora de sair você está sempre atrasado? Surpreenda-o se aprontando mais cedo (não espere elogios por isso, mas é a coisa certa a fazer).
     Todo mundo reclama que você demora mais no chuveiro do que todos, atrasando os demais? Diminua o tempo seja objetivo no banho, pare de brincar com o sabonete rsrsrs..... (isso vai economizar água, e energia).
     Sua mãe já não agüenta mais limpar seu quarto todo dia, porque você quando chega do colégio vai jogando a roupa no chão, deixando meias espalhadas, muitas vezes uma na sala outra na cozinha? Tente surpreende-la ao chegar do colégio vá direto para seu quarto, retire suas roupas já dobre e coloque no guarda-roupas, a mochila com os cadernos na estante do seu quarto ou no local adequado. Pode ser difícil os primeiros dias fazer isso mas é o certo a fazer (se você não faz, é sua mãe que vai fazer e ela tem outros ã fazeres, como preparar o seu almoço se estuda de manhã, ou seu jantar se estuda à tarde, ela não é sua empregada).
     Vai no banheiro não dá descarga, vai fazer xixi, não levanta a tampa do vaso, se esforce para manter sua casa limpa, higienizada, sem falar o cheiro que fica no seu banheiro.
Terminou de almoçar? Levante-se coloque seu prato na pia, está comendo alguma coisa caiu no chão apanhe jogue no lixo, passe o pano, não deixe sujo, vai atrair insetos, roedores, baratas etc. mantenha sua casa limpa, afinal de contas é seu lar.
     Existe muito mais situações como essas envolvendo o Jovem no dia a dia, lembrei de uma, como os colegas te conhecem no colégio, o chato o metido o sabichão, quer entender de tudo, o antipático, o mentiroso, pense nisso, uma mudança de atitude no colégio é muito mais proveitoso do que manter a imagem de tudo isso que falamos acima. Um oi tudo bem, obrigado, desculpe, por favor, essas qualidades muda as pessoas e principalmente como as pessoas nos vê. Pense nisso, se você é tímido, comece devagar, perguntando alguma coisa para seus colegas, buscando meios para se aproximar.
     Para encerrar gostaria de falar para os tímidos, os que se acham feios, feias etc. Você é uma pessoa normal igual as outras, olhe ao seu redor procure alguém que você acha feia(o), observe ela, pois com certeza ela tem amigos, ela se diverte, e você se acha feio(a) mas sempre tem alguém que lhe acha linda(o), não existe ninguém feio(a) ei psiu. Eu casei rsrs.....
     Então não se importe com que os outros pensam de você, erga a cabeça se valorize, pois ninguém vai fazer isso por você, peça ajuda para sua mãe para ver as roupas que você usa isso ajuda, não estou dizendo que você deva mudar seu guarda-roupas, se tiver condições financeiras faça, se não seja feliz com o que tem, o importante é sua felicidade interior.
Um grande abraço

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal
se todos seguise essa linha de pensamento
o mundo seria bem melhorrrr
By: PH

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails