quarta-feira, 31 de março de 2010

Enterro de Um Amigo



É com muita tristeza que lhe participamos o falecimento de um amigo muito querido que se chamava BOM SENSO
  e que viveu muitos e muitos anos entre nós. 
Ninguém conhecia com precisão a sua idade porque o registro do seu nascimento foi desclassificado há muito tempo, tamanha a sua antiguidade.
    Mas lembramo-nos muito bem dele,   principalmente pelas suas lições de vida    como : 
  «O mundo pertence àqueles que se levantam  cedo »
  «Não podemos esperar tudo dos outros »     Ou ainda,
  «O que me acontece pode ser em parte também por minha culpa » 
    E também
 O  BOM SENSO só vivia com regras simples e práticas como: 
   «Não gastar mais do que se tem » 
 e  de claros princípios educativos como :  
   «São os pais quem dão a palavra final »’
 Acontece  que, o BOM SENSO começou a perder o chão, quando os pais passaram a atacar os professores, que acreditavam ter feito bem o seu trabalho querendo que as crianças aprendessem o respeito e as boas maneiras.

Sabendoque um educador foi afastado ao repreender um aluno por comportamento inconveniente na  aula, agravou-se o seu estado de saúde. 
Deteriorou-se mais ainda, quando as escolas foram obrigadas a ter                                                                                                  autorização dos responsáveis, até para um curativo no machucado de um  aluno, sequer podiam informar os pais de outros perigos mais graves  incorridos  pela criança.
Enfim,  o BOM SENSO perdeu a vontade de viver quando percebeu que os ladrões e os criminosos tinham melhor tratamento do que as suas vítimas.
 Também recebeu fortes golpes morais e físicos, quando a Justiça decidiu
 que era crime defendermo-nos de algum ladrão na nossa
 própria casa, enquanto a este último  é dada a garantia de poder queixar-se  por agressão e atentado à integridade  física ... 

  BOM SENSO perdeu definitivamente toda a confiança e a vontade de viver quando soube que uma mulher, por não perceber que uma xícara de café quente iria queimar-lhe, ao derramá-lo em uma das pernas...
Recebeu por isso, uma colossal indenização do fabricante da cafeteira                                                                      elétrica. 
 Certamente  você já reconheceu, que a morte do  BOM SENSO foi precedida pelo falecimento: 
 - dos seu pais: Verdade e Confiança;
 - da sua mulher Discrição;
 -  da sua filha Responsabilidade e do filho Juízo.  

 Então,  o BOM SENSO deixa o seu lugar para quatro falsos irmãos : 
  • « Eu conheço os meus direitos e também
     os adquiridos » 
  • « A culpa não é minha »
 « Sou uma vítima da sociedade »
 -  « Meus pais não sabem nada e cobram demais » 
 Claro que não haverá multidão no seu enterro, porque já não temos muitas pessoas que o conheçam bem, e poucos se darão conta que ele partiu.  Mas,  se você ainda se recorda dele, caso queira reavivar a sua lembrança, previna todos os seus amigos do desaparecimento do saudoso BOM SENSO fazendo circular esta comunicação 
Senão,  não faça nada... deixe tudo como está!!!
Pra pensar:
            Quando existe uma avaliação, seja ela no colégio, na empresa, na igreja etc. devemos ter um padrão a seguir, não podemos avaliar um comportamento sem um padrão, de ética moral, espiritual. E o nosso padrão é Jesus Cristo.
Alguém deixou regras à seguir, porque viu que o homem só se comporta adequadamente nos lugares através delas, em um Banco por exemplo seus funcionários não vão vestidos de qualquer jeito, uns chegam até usar terno e gravata, o que aconteceria se esse funcionário que sabe que esta regra existe e fosse trabalhar de qualquer jeito, barbudo, de bermuda, camiseta regata e chinelo de dedo? Alguém já viu um jornalista da rede globo ou outra emissora apresentar o jornal com os trajes acima? Um militar, resolve sair à rua só com a farda pela metade porque está calor, cabelo moicano etc. o que vai lhe acontecer. Esses e outros exemplos estão aqui colocados para que o jovem entenda que precisamos seguir regras, códigos, leis etc. porque fazemos parte de uma sociedade e é necessário para que vivamos em harmonia, na nossa casa não é diferente, existem regras que o pai e a mãe coloca no intuito de manter a harmonia no lar. Recentemente um aluno foi suspenso de um colégio porque foi estudar com o cabelo cortado no estilo moicano, e um apresentador do jornal achou uma vergonha o diretor do colégio ter suspendido o garoto, mas lembro aos queridos que nesse colégio existem regras claras quanto ao padrão do cabelo, das roupas e isso é para o bem do aluno e da sociedade como um todo, será que este apresentador apresentaria o jornal de bermuda e camiseta?. Existem regras abusivas e por essas digo lutemos para que sejam mudadas, mas as que nos ensinam a viver ética e educadamente, por essas digo conservemos. Um Abraço.  

terça-feira, 23 de março de 2010

Conflitos


     Porque ninguém mim entende? Todo mundo briga comigo, esta é algumas indagações do jovem dentro de casa.
Para entendermos esse temperamento e outros, precisamos primeiramente, está consciente que durante a vida, o ser humano passa por mudanças importantes, físicas: os estudiosos dividiram essas fases em: criança, pré-adolescente, adolescente, juventude(namoro, noivado, casamento), adulto, meia idade(30-40 anos), velhice. Essas mudanças físicas não estão sozinhas, elas sempre andam acompanhadas, com mudanças psicológicas, comportamentais, caráter (que é formado por vários fatores como: meio em que vive, educação familiar (exemplos dentro de casa, dos pais e irmãos mais velhos), grupo de amizades, etc.
     Você é um chato, já ouviu isso né rsrs... pois está dentro das mudanças que passamos, quando somos adolescentes, até a linguagem muda, queremos fazer tudo, surge futebol, queremos fazer, logo saímos do futebol, vamos para o boxe, skate, queremos pintar as unhas, fazer tatuagens, as roupas, só queremos de marcas famosas, muitas das vezes nem nós mesmos sabemos o que queremos, enfim é tanta coisa que nos tornamos uns chatos mesmo.
     Mas para nos orientar temos nossos pais, que por mais chatos que eles pareçam, lembre-se que já passaram por todas essas fases e eles sabem o melhor para nós. Quer ver uma coisa: quem gosta de ouvir isso: já fez o dever de casa? Você vai vestir essa roupa, acorda tá na hora, arruma seu quarto, e quando você diz que vai sair com os colegas, quem são?, que horas volta?, ou esteja aqui ás 9:30, em fim são muitas situações, que você não gosta mas aí de nós se não fosse o Amor o carinho a preocupação dos pais, tudo para nos ver feliz, alegres, com um futuro bem estruturado, financeiramente e moralmente, é claro que as vezes eles exageram (e muito rsrsrs...) mas tenha paciência com eles.
     Eu costumo dizer para meus filhos, se tem que fazer determinada coisa, faça, tem outra opção, não? Então faça o melhor. Esse ponto é para você refletir, existem coisas que não dá para fugir, e resistir a elas é andar pra trás, não tem jeito, tem que ser feito.
     Vou citar alguns exemplos se você se enquadra neles pense nestas palavras, porém eu peço que você neste momento faça uma introspecção (uma viajem ao seu interior) para ver onde você tem sido chato, onde sua irmã ou irmão pega no seu pé, onde mais os seus pais cobram de você, e comece a mudar de atitude, pois se alguém reclama de determinada atitude nossa é porque algo está errado.
     Seu pai reclama que na hora de sair você está sempre atrasado? Surpreenda-o se aprontando mais cedo (não espere elogios por isso, mas é a coisa certa a fazer).
     Todo mundo reclama que você demora mais no chuveiro do que todos, atrasando os demais? Diminua o tempo seja objetivo no banho, pare de brincar com o sabonete rsrsrs..... (isso vai economizar água, e energia).
     Sua mãe já não agüenta mais limpar seu quarto todo dia, porque você quando chega do colégio vai jogando a roupa no chão, deixando meias espalhadas, muitas vezes uma na sala outra na cozinha? Tente surpreende-la ao chegar do colégio vá direto para seu quarto, retire suas roupas já dobre e coloque no guarda-roupas, a mochila com os cadernos na estante do seu quarto ou no local adequado. Pode ser difícil os primeiros dias fazer isso mas é o certo a fazer (se você não faz, é sua mãe que vai fazer e ela tem outros ã fazeres, como preparar o seu almoço se estuda de manhã, ou seu jantar se estuda à tarde, ela não é sua empregada).
     Vai no banheiro não dá descarga, vai fazer xixi, não levanta a tampa do vaso, se esforce para manter sua casa limpa, higienizada, sem falar o cheiro que fica no seu banheiro.
Terminou de almoçar? Levante-se coloque seu prato na pia, está comendo alguma coisa caiu no chão apanhe jogue no lixo, passe o pano, não deixe sujo, vai atrair insetos, roedores, baratas etc. mantenha sua casa limpa, afinal de contas é seu lar.
     Existe muito mais situações como essas envolvendo o Jovem no dia a dia, lembrei de uma, como os colegas te conhecem no colégio, o chato o metido o sabichão, quer entender de tudo, o antipático, o mentiroso, pense nisso, uma mudança de atitude no colégio é muito mais proveitoso do que manter a imagem de tudo isso que falamos acima. Um oi tudo bem, obrigado, desculpe, por favor, essas qualidades muda as pessoas e principalmente como as pessoas nos vê. Pense nisso, se você é tímido, comece devagar, perguntando alguma coisa para seus colegas, buscando meios para se aproximar.
     Para encerrar gostaria de falar para os tímidos, os que se acham feios, feias etc. Você é uma pessoa normal igual as outras, olhe ao seu redor procure alguém que você acha feia(o), observe ela, pois com certeza ela tem amigos, ela se diverte, e você se acha feio(a) mas sempre tem alguém que lhe acha linda(o), não existe ninguém feio(a) ei psiu. Eu casei rsrs.....
     Então não se importe com que os outros pensam de você, erga a cabeça se valorize, pois ninguém vai fazer isso por você, peça ajuda para sua mãe para ver as roupas que você usa isso ajuda, não estou dizendo que você deva mudar seu guarda-roupas, se tiver condições financeiras faça, se não seja feliz com o que tem, o importante é sua felicidade interior.
Um grande abraço

sábado, 20 de março de 2010

Amizade




"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."  (João 15 : 15)

            Você tem amigos? Esta pergunta vai soar um pouco estranho, alguns vão dizer que sim, outros que não, mas a verdade é que precisamos de amigos, e Jesus não queria colegas, e sim amigos, no versículo acima, Jesus está dizendo que não preciso de servos e sim amigos, que mim conheçam, que pense como eu penso, em quem eu posso contar meus segredos, compartilhar minhas lágrimas, meus sorrisos, minhas conquistas, mas também minhas frustrações.  A amizade não deve está baseada naquilo que possuímos, pois o dinheiro  chama “amigos”ou seria “interesseiros” as vezes é isso, mas o verdadeiro amigo é feito na angustia, no sofrimento. O melhor momento do militar é quando ele está no acampamento, tendo aquelas instruções noturnas, passando noites sem dormir, e observamos que todos estamos no mesmo barco, mas sempre há aqueles que se destacam dos outros, ajudando, muitas vezes se colocando no seu lugar para uma determinada missão por está menos cansado que você, é neste momento que se forma uma amizade, nas dificuldades. "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão."  (Provérbios 18 : 24)
            E na Igreja, como anda suas amizades? Sempre defendo que os jovens devem ser tratados de maneira diferente na igreja, diferente no aspecto da tolerância, os tipos de retiros, os encontros nos lares uns dos outros, aquele encontro na pizzaria aonde vamos colocar as conversas em dia, entre os jovens sempre tem aqueles que se destacam pelo conhecimento bíblico, pela maturidade espiritual, e esse jovem deve cativar os demais para essa amizade sadia. Um amigo é um confidente, é um ajudador, tanto nas horas da dor, do choro, como nas horas de alegria. Como é importante ter amizade, quem amigos não está só, nas horas difíceis dá uma ligadinha para seu amigo, manda um recado para ele, diga que sua amizade é importante para você, se você lembrou agora do seu amigo manda esta mensagem para ele(a).
            Aproveite essa amizade, viva em paz e com Deus, faça uma visita, de um abraço, sorria ame, faça uma oração em seu favor, não deixe as fofocas tirar o brilho desta amizade, e acima de tudo não deixe um namoro destruir sua amizade.  

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dá a outra face


Mt 5: 39 “ Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”
Neste versículo, aprendemos uma grande lição, ensinada por Jesus, muitos interpretam de forma literal, outros no sentido figurado, mas observamos que Jesus usando de uma figura de linguagem “Elipse” quis mostrar a relação entre a valentia e a humildade. Passo a transcrever um texto do livro “análise da inteligencia de Cristo” “O Mestre dos Mestres Jesus, o maior educador da história” vol 1 pg 138.
“Se fizermos uma análise superficial, poderemos nos equivocar e crer que dar a outra face pode parecer uma atitude frágil e submissa. Todavia, cabe aqui a pergunta: dar a outra face é sinal de fraqueza ou de força? Quando alguém dá a outra face, isso incomoda pouco o muito uma pessoa agressiva e injusta? Se analisarmos a construção da inteligência, constataremos que dar a outra face não é sinal de fraqueza, mas de força e segurança. Só uma pessoa forte é capaz desse gesto. Só uma pessoa segura dos seus próprios valores é capaz de elogiar o seu agressor. Quem dá a outra face não se esconde, não se intimida, mas enfrenta o outro com tranquilidade e segurança.
Quem dá a outra face não tem medo do agressor, pois não se sente agredido por ele, nem tem medo de sua própria emoção, pois não é escravo dela. Além disso, nada perturba tanto uma pessoa agressiva como alguém lhe dar a outra face, não revidar sua agressividade. Dar a outra face incomoda tanto, que é capaz de causar insônia no agressor. Nada incomoda tanto uma pessoa agressiva como o outro ter atitudes complacentes com ela.
Dar a outra face é respeitar o outro, é procurar compreender os fundamentos da sua agressividade, é não usar de violência contra a violência, é não se sentir agredido diante das ofensas. Somente uma pessoa livre, segura e que não gravita em torno do que os outros pensam e falam dela é capaz de agir com tanta serenidade”.


É difícil o Jovem dá a outra face, isso em decorrência da sua falta de maturidade e não deve ser motivo para auto punir-se, achar que você é assim mesmo e que nunca vai mudar, busque a Cristo através da meditação em sua palavra, tenha fome de sabedoria, e lembre-se que você está em crescimento no conhecimento. Não dá para entender, tem jovens que querem ser mais velhos, e tem velhos que querem ser jovens, os famosos saudosistas, mas tenho o conselho viva a vida intensamente em cada etapa que cristo nos deu, desfrute do melhor desta terra que Deus te dá.

sexta-feira, 5 de março de 2010

" Ser Crente"



O que é ser crente? A palavra Crente significa: Que crê no que sua religião ensina, acredita.
            Quando aceitamos a Jesus Cristo como senhor e salvador, é a mesma coisa que assumir um compromisso, só que não é um compromisso qualquer, pois muitos compromissos são quebrados, com Cristo é diferente, esse compromisso ou aliança não pode ser quebrado da parte de cristo, mas nós é que quebramos.
            Aceitar a Jesus Cristo é andar segundo seus ensinamentos, cumprir sua palavra, mas você pode dizer que é impossível cumprir toda a palavra, eu digo que realmente é muito difícil, mas não impossível, pois o próprio Jesus através do Santo Espírito intercede por nós, nos ensina, nos capacita, "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."  (Romanos 8 : 26)
O Evangelista João diz: "MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."  (I João 2 : 1)
"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo."  (I João 4 : 4)
"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."  (Provérbios 28 : 13)

            Todo Contrato, pacto, aliança existe um compromisso de ambas as partes, trazendo para nossa meditação significa que Deus cumpriu através de Jesus sua Parte de vir ao mundo, ensinar, se oferecer em holocausto, morrer para nos salvar. Agora cabe-nos cumprir os seus mandamentos, porém, Cristo não nos força a nada, Ele disse: "... disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me."  (Marcos 8 : 34)

Agora sou Crente (Evangélico) O que devo fazer?
            Primeiramente, ser evangélico, aceitar a Jesus é uma escolha, um ato voluntário resultante de um arrependimento, que chamamos de  conversão, se converteu ao cristianismo.
            Hoje vivemos na era do Evangelho fácil, tudo pode, o importante é o coração, Jesus não se importa com suas vestes, você pode beber uma cervejinha, ouvir música mundana e até cantá-las, dançar nos bailes todos os ritmos, os famosos (não todos) defendem esse evangelho, até posam para revistas de nudismo “levantando a bandeira que esse é meu trabalho” etc. Esse é o evangelho de qualquer jeito, e você concorda com isso? Acha que para  morar no céu é desse jeito que temos que nos comportar? Fica a seu critério para meditação.
            Quantos caminhos existem? Apenas dois, um leva ao céu e outro ao inferno, um é estreito e apertado o caminho e o outro é largo e espaçoso que conduz a perdição eterna; não podemos servir a dois senhores; seja quente ou frio e nunca morno; seja ovelha ou bode; esteja no grupo das virgens prudentes ou nas loucas; seja trigo ou joio.
            Ser crente não significa ser revoltado, fechado para com o mundo (pessoas), não ter amigos não evangélicos, porém é separar as coisas, viver de maneira que o mundo que nos rodeia veja que somos livres dos prazeres; das intrigas; invejas; ódio; vingança, e que seguimos o caminho da Paz, do amor da compreensão, que o mundo não conhece.
            Para encerrar, se envolva com a Palavra de Deus, ore, se ocupe na igreja e Deus lhe esclarecerá como é ser um Crente de verdade, converse com o seu pastor, peça ajuda a casais que você sabe que são convertidos de verdade e eles lhe ajudarão com suas dúvidas. E caso queira compartilhar comigo, estou a sua disposição através do blog, ou e-mail cardadna@ig.com.br um abraço.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Profecia


     A busca pelos “Profetas”em busca de uma mensagem que já está formulada em nossa mente, tem deixado muitos jovens cegos em relação ao verdadeiro propósito da Profecia. Quando disse que essa mensagem já está formulada em nossa mente, não será porque buscamos ouvir o que queremos e não o que Deus nos quer falar? Os propósitos da profecia são: Consolar, exortar e edificar 1 Co 14:3
Mas utilizamos como amuleto, muitos utilizam sem perceber como um horóscopo não fazem nada sem consultar os “profetas”.
Como agir quando recebemos uma profecia?
     A Bíblia nos diz: Julgai a profecia. Lembro-me de vários casos de pessoas que ouviram uma profecia e seguiram de acordo com as orientações do “profeta” e o resultado... já sabe. Quero falar de um especificamente, dois jovens trabalhavam na igreja e eram muito ativos, até que um dia uma profetiza, disse que os dois eram feitos um para o outro e que era da vontade de Deus etc... Os dois ficaram eufóricos namoraram e casaram por causa da “profecia” ele com 18 anos ela com 30, não demorou muito ela engravidou, sofreu bastante com o desprezo dele, por fim ele afastou-se da igreja.
Quando ouvimos uma profecia, não precisamos nos desesperar, - hó meu Deus vou pra missões...
As profecias elas tem seu cumprimento a curto, médio ou longo prazo, continue trabalhando para o Senhor, estudando, em fim levando sua vida normalmente, controle a ansiedade, guarde a mensagem para você, não espalhe a profecia, espere o cumprimento pois, se for de Deus certamente cumprirá, se não, nada acontecerá.
     Não poucas pessoas tem se afastado da igreja, por decepcionar-se com “Deus” “ele disse que meu filho ia ser curado, e dias depois veio a morrer” “o senhor falou através do profeta que eu ia casar com ele, e ele casou com outra” estes são alguns exemplos entre muitos, de pessoas que depositaram a sua confiança no “profeta” caíram do cavalo literalmente. A bíblia nos diz errais em não conhecer as escrituras...” quando conhecemos, que o Senhor nos manda provar a profecia e não o profeta, aprendemos a esperar no Senhor e no cumprimento da profecia, quando é o Senhor que fala, faça sol ou faça chuva, mar transforme em deserto, deserto transforme em mar, com certeza se cumprirá.
     A palavra de Deus nos diz que: Deus não é Deus de confusão, senão de paz...1 Co 14:33 Com isso estou de dizendo que a profecia não acrescenta dores, e nem traz confusão ao que ouve, a não ser que o jovem já tem traçado seu futuro, e espera que Deus fale de acordo com seus planos e não com os planos Divinos, que você não é um sem juízo para pensar desta forma, certo.


     Quanto tempo devo esperar já que tenho promessas do Senhor através de profecia?
Esperei com paciência pelo Senhor e Ele inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Sl 40:1, não há um tempo determinado para esperar pelo cumprimento de uma profecia, simplesmente é esperar.
Essa espera é descansando em Deus, ou seja confiando que Ele cumprirá, e enquanto espera, louve, ore, ocupe-se, visite, traduzindo leve uma vida normal de um cristão. Calebe esperou 45 anos pela posse da terra Js 14: 7-10. rsrsrs... espero que sua benção não demore tanto.
Portanto, busque ao Senhor, crendo que Deus cumpriraá o desejo do seu coração. Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Um abraço.
Related Posts with Thumbnails