sábado, 14 de julho de 2012

Ouvir e dar Ouvidos


Ouvir e dar Ouvidos
Dar ouvidos a algo é dar a devida atenção, é fazer o que nos pedem, e isso implica em bençãos ou embaraços.
Quem nunca disse assim “Bem que meu pai falou, ou que minha mãe falou e eu não dei ouvidos” geralmente chegamos a essa conclusão quando o negócio desanda, ou quando damos com a cara na parede.
Espero que essas palavras tiradas da Bíblia sagrada possa lhe ajudar a ser um melhor ouvinte, e verdadeiramente dar ouvidos as coisas certas, aos conselhos sábios, para que sua vida seja uma benção nas mãos do Senhor.

Conselho de Davi a seu filho Salomão
I Reis 2:2-3
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Nestes versículos o Rei Davi, dá instruções a seu filho Salomão, como devia agir principalmente para com Deus.
Salomão não deu ouvidos a seu pai
I Reis 11:1-6  E O REI Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.  Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.  Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.
O Rei Roboão
I Reis 12:6-11 E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?  E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
É hora de dar ouvidos as palavras do Senhor, seguir seus mandamentos e preceitos, pois há promessas gloriosas para quem dá ouvidos ao Senhor, o Próprio Jesus disse em Apocalipse  2:7,11,17  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus... O que vencer não receberá o dano da segunda morte... Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”.
Precisamos dar ouvidos aos que nossos pais falam, pois eles querem o melhor para nós. Faço um apelo a você Jovem, para nunca deixar a casa do Senhor, participe dos cultos de ensinamentos, da Escola Bíblica Dominical, enfim, de todos os trabalhos da Igreja. Dê ouvidos as palavras do Senhor pois Ele não muda, persevere nelas e serás bem sucedido em tudo na vida.
Provérbios 1:33 “Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”.
Provérbios 4:20 “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido”.
Provérbios 28:9 “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.
      Um abraço de seu irmão em Cristo CARDOSO.

Após fechar esta matéria, surgiu uma pergunta na minha mente. A quem temos dado ouvido?
Parece que não estamos escutando nada, ninguém grita, para alguns o silencio é total, mas se pararmos para analizar, existe muitas vozes a nos chamar, querendo a nossa atenção numa disputa frenética.
     A mídia, com seus apêlos quase implorando para comprarmos e comprarmos, eles dizem que precisamos de um carro novo, um celular mais atualizado etc...
     O inimigo de nossas almas, falando aos nossos ouvidos, dizendo que não precisamos ir á igreja todos os dias, uma vez na semana tá bom, afinal você é jovem, aproveite seus dias, vá pra balada, curta com os amigos, esperimente de tudo, pois isso vai passar logo, quando você menos esperar já está velho ou velha.
     As vozes dos “amigos” que não entende o que nós passamos, continuam a dar opiniões a respeito da nossa comunhão  com Deus, e acham que estão certos quando dizem que, “somos jovems, nossos pais são velhos, são de outro tempo”.
     O Coração, há esse também fala, mas enganoso é o coração, quem o conhecerá?
     Sem falar das vozes dos Pais, professores, família como um todo, até pessoas que não nos conhecem falam.
Mas se ficarmos em silêncio por um instante e abrirmos a palavra de Deus, vamos perceber que a única voz que devemos ouvir é a do Senhor Jesus. “Se hoje ouvirdes a sua voz não endureça o coração”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails