terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Razão X Emoção



Emoção e Razão o que devo seguir? A ambas ou dar mais lugar a uma do que a outra?
Primeiramente vamos saber o que  significa cada palavra para depois responder a esta pergunta.
Segundo o site redepsicologia.com  “Uma emoção é um estado mental e fisiológico associada a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos”. É um sentimento subjetivo.

      Razão: Segundo pesquisa no Yahoo Brasil Respostas “Faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar idéias universais; raciocínio, juízo.
Faculdade que tem o homem de estabelecer relações lógicas, de conhecer, de compreender, de raciocinar; raciocínio, inteligência. Bom senso; juízo; prudência: Fundamento ou causa justificativa de uma ação, atitude, ponto de vista, etc.: Prova por argumento. Conhecimento, notícia, participação: Faculdade superior de conhecimentos que se pretendem dotados de necessidade e universalidade, expressos de modo discursivo e cujos princípios são inatos ou a priori. Sistema de princípios a priori cuja verdade não depende de experiência.
Faculdade de conhecer o real, por oposição ao que é aparente ou acidental”.
Já que conhecemos o conceito de ambas as palavras, podemos concluir que a maioria das pessoas são emotivas, giram em torno das emoções. Quem nunca emprestou dinheiro ou outra coisa qualquer a um amigo ou amiga, ou até mesmo parente, porque ele chegou com uma conversa mole, chorando,  lamentando-se, e nós nos senssibilizamos com a situação ou seja ficamos emotivos e acabamos emprestando dinheiro ou outra coisa e estamos até hoje a ver navios? Pois é ou quem nunca comprou algo que não era tão necessário assim, só por causa de um apelo televisivo cheio de emoções, com música de fundo, família feliz, corpo perfeito, amigos em volta dizendo “nossa que legal”. Pois é isso é emoção.
A emoção balança a gente, amolece as pernas,. Um homem olha para você, lhe dá o que você precisa que é atenção, ele sempre está de bem com a vida, valoriza seu sorriso, suas roupas é educado etc. Balança o coração de muitas jovens não é mesmo. Só que ele é casado, pai de pelo menos cinco filhos, está se desquitando da esposa, não tem um bom emprego para sustentar nem a sí mesmo.
A emoção toma conta de você, pois é uma propaganda que ele fez dele, e você enxerga o homem perfeito, pois a Emoção ela também sega. E agora o que fazer, como agir, seguir em frente, e ver onde vai dar? Talvez a emoção diga ele mim ama, vamos ser feliz, espere não estou dizendo que possa dar errado, mas vamos ver esta mesma situação pelo lado da razão, o que ela tem a dizer?.
Para que este homem, tenha tantos filhos, ele já é mais velho que você, está saindo de um relacionamento recentemente, de anos de casado, no mínimo cinco anos, será que a cabeça dele conseguiu esquecer a esposa tão fácil? “a sua emoção diz: eu faço ele esquecer” Com o salário que recebe ele pode sustentar duas famílias? “sua emoção diz: eu não ligo” (Agora).
Querido Jovem lembre-se: “Faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar... estabelecer relações lógicas, de conhecer, de compreender, de raciocinar; inteligência. Bom senso; juízo; prudência. Qual parte você não entendeu?

Porque comprar um carro rodado se você pode comprar um zero quilômetro. Espere em Deus, haja com razão. Deus tem o melhor para você, não troque um momento de emoção por uma vida inteira se usar a razão, Quando agimos sem pensar, só por emoção o fim pode ser trágico, olhe ao seu redor, veja quantos exemplos de jovens dentro da igreja que agiram com a emoção e saíram fora por causa de um rapaz ou moça e hoje, estão arrependidos, mas é tarde demais. Seja prudende. Confie no Senhor, Sempre vale a pena ser fiel que a Bíblia nos ensina.
Um abraço de seu irmão em Cristo CARDOSO.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails