quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Palavras X Ação



     Conta-nos uma história que, um certo homem chamou seu filho mais velho para cumprir uma tarefa, este prontamente respondeu ao pai que iria, - é claro que vou papai. Disse sem hesitar. O pai então chamou o filho mais novo para ajudar seu irmão naquela tarefa, - não vou. Respondeu asperamente o jovem.
     Mais tarde o pai passou para ver como estava a tarefa, se haviam concluído, para sua surpresa o filho mais velho não tinha aparecido e o mais novo que respondêra com revolta e de forma dura, estava cumprindo a tarefa sozinho.
     Qual dos dois agiu corretamente? O primeiro que disse prontamente que iria mas no final, não deu nem as caras, ou o segundo mesmo respondendo de forma negativa, repensou nas palavras e foi ajudar o irmão e mesmo não encontrando, cumpriu a tarefa sozinho?
     A palavra convense, mas o exemplo arrasta, esta é uma frase muito falada no meio militar.
     As palavras de Jesus, convenciam as pessoas, pois falava com autoridade, mas o seu exemplo arrastava mutidões. Certa feita cobraram a Jesus os impostos, e ele pagou seus impostos, pegou uma moeda e perguntou-lhe de quem é a esfingie que estava na moeda, e disseram-lhe, de Cesar, então ele disse: daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Com essa atitude de cumprir com os mandamentos, e leis dos homens Cristo nos ensinou que também devemos fazer o mesmo.
     Precisamos agir com a razão e não com a emoção, as nossas ações falam muito mais alto do que palavras, disse uma vez Agostinho: “Pregue a Jesus, se possível use as palavras”
     Quem nunca ouviu essa expressão: “Eu ser crente igual a fulano? Prefiro ser um ateu “ou atoa”. Mas porque essa resposta tão desprezível quanto ao evangelho, ou talvez aos “evangélicos” Isso se dá pela ações de alguns “cristãos” que não cumprem com suas palavras, suas promessas, seus compromissos. Conheci um pastor que saiu devendo a Deus ao mundo da cidade onde morava, será que ele pensou nas consequências de seus atos?, as suas ações foram gravadas nas tábuas dos corações da população local, enquanto suas palavras, gravadas nas aréias do deserto, veio o vento e as soterraram.
     Ainda conheci outras pessoas, que envergonharam o evangelho, pois com que moral e autoridade, você vai pregar o evangelho? Como você vai dizer para uma pessoa que deve ser honesto se você não é? Como vai dizer para alguém que nossas palavras deve ser, sim, sim ou não, não se te conhecem como o mentiroso.
     Um irmão, estava de serviço e nos quarteis sempre tem um cachorro, que fica perambulando, pois não tem dono, foi abandonado e encontra nos quarteis alguém que os alimenta e ele termina ficando, estes cachorros são muito dóceis, vai com todo mundo que o chama, e esse irmão a noite, deu um chute na cachorra. Essa ação, impensada, causou o maior comentário na guarnição de serviço. O comentário era o seguinte: “e é evangélico” causou revolta em quase toda a guarnição de serviço.
     Infelizmente, há pessoas em todos os níveis da sociedade, que agem de forma individual, mas esse não é o pensamento da igreja do Senhor Jesus Cristo, este comportamento por parte de alguns, não tem que ser levado em consideração, pois são a minoria, mas não perca as esperanças acredite no evangelho, transformador de Jesus, pois assim como existe estes que mancham o evangelho ou melhor a sí mesmos, existe aqueles que matavam, agora não matam mais, que roubavam e hoje não roubam mais, que a sociedade o regeitaram, hoje este contribui para a melhoria da sociedade, você deve conher alguém com  as duas características acima citada.
     Meus queridos jovens, lembre-se que, palavras muitos dizem, e até com eloquencia, mas com ações, são poucos que praticam, seja um desses que horam com suas palavras, pratique o que prega, e pregue o que pratica, honre o nome de Jesus, pois serás honrado diante dos homens e no juízo, diante de Deus.
     Desejo de todo coração, que o Espírito Santo, faça entender estas palavras, e que a verdade, o compromisso e a força do exemplo, seja o seu farol nesta vida.
                          De seu irmão em Cristo Cardoso.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Restauração


     No último dia 10, 11 e 12 deste tivemos na Congregação da Vila Industrial em Dourados-MS, a qual pela bondade e misericórdia de Deus estamos pastoriando, as festividades alusivas ao 11º aniversário do Círculo da oração e o 3º aniversário da inauguração do Templo. Houve a manifestação do Espírito Santo, foi uma benção, a mensagem principal dos 3 dias foi: Restauração e misericórdia.
Eu sei o que é restauração, mas, fiquei com essa palavra na mente e procurei meditar a respeito:
      Segundo o dicionário De Michaelis a palavra restauração tem esses significados: 1 Ato ou efeito de restaurar. 2 Reconstrução, restabelecimento. 3 Conserto, reparação. 4 Preenchimento de uma falha por perda de substância. 56 Vida nova dada a uma instituição. 7 O ato de reaver a independência ou nacionalidade perdidas. Restabelecimento de forças depois de fadiga ou doença.
      Enquanto Adão e Eva estavam no paraíso, cuidando do jardim, observando os animais, amando-se, estava tudo perfeito, não havia necessidade de restauração, no entanto, ao pecarem houve uma ruptura na comunhão com Deus, agora ambos Adão e Eva necessitavam de restauração, pois havia uma falha, uma perda. De lá para cá o homem nessecita de constante restauração. Veio a Lei com suas ordenanças, seus sacrifícios afim de restaurar a alma do homem que havia corrompido, porém sem sucesso. Até que veio o restaurador, JESUS, que diante da degradação da humanidade, necessitava urgente de um restaurador, pois não havia nada que podessemos fazer para voltarmos a ser perfeitos diante de Deus, e JESUS a nossa esperança, o nosso restaurador, nos restaurou, devolvendo-nos a comunhão direta com Deus, o véu que nos separava já não separa mais, a luz que outrora apagada, agora brilha e cada dia brilha mais. Glória a Deus.
Algumas lições a respeito de restauração:
      Não se restaura algo que é novo, pois não necessita.
      Restaura-se algo de valor, pois do contrário era jogado fora, com isso nessa festividade aprendemos que temos valor diante de Deus.
      Restaura-se algo que com o tempo foi deixado de lado, e os intemperies da vida encarregou-se de desfigurar-se, destituir-se, degradar-se, perdeu-se o brilho original, estava perdendo suas características que o autor, pintor, ou o profissional fez com muito carinho.
      Só quem pode restaurar é um profissional da área, pois é necessário arrancar, lixar, usar lupa para enchergar os mínimos detalhes, utilizar pincéis etc.
      Trazendo para o lado espiritual, entenda o carinho o amor e a misericórdia do Senhor para conosco, pois como o autor da vida, que esquadrinha o homem por dentro e por fora, sabedor das necessidades, conhecedor de cada vida, de cada problema, nos presenteia com essa mensagem de restauração. Restauranos Senhor.
      Como vaso quebrado, rachado, entendo que na restauração há dor, mas há o gozo do Espírito Santo, há devolução de dons, de talentos, pois quebrado, não há como Deus operar em minha vida.
      Uma vida restaurada, é diferente de uma não restaurada, enquanto um é fiel o outro é infiel, enquanto um é obediente o outro é desobediente, enquanto um trabalha para o melhor da comunidade, o outro alimenta-se de sua individualidade, as forças do restaurado são devolvidas, ele renasce para Cristo, seu ânimo é diferente, seu desejo é só agradar ao Senhor, enquanto o não restaurado não tem mais ânimo para nada, não encherga o brilho de Cristo, está cansado da mesma coisa, está morrendo aos poucos e não percebe.
      Obrigado Senhor pela restauração da nossa alma, do nosso ânimo, da nossa esperança, obrigado pela restauração dos dons espirituais em nossa mocidade e nossas irmãs, obrigado pela misericórdia para com a igreja situada na Vila Industrial em Dourados-MS.
      Que essa mensagem fale alto aos corações de nossos jovens, que sintam a restauração do Senhor em suas vidas. Desejo a todos os leitores um feliz 2011. E que seja o ano da restauração, restauração de pensamento, de personalidade, de amor, carinho, restauração de um caminho perdido em um caminho novo.
      Um grande abraço de seu irmão Cardoso.

sábado, 18 de dezembro de 2010

barulho x avivamento


     Nos últimos 20 a 30 anos, tem surgido alguns movimentos “espirituais” que tem causado confusão no meio da igreja, causado até conformismo no meio dos irmãos, quando a bíblia nos ordena “ não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renoração da vossa mente, para que esperimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” . Esses movimentos vem com palavras do tipo: “Receba” “vejo anjos passeando na igreja” “somos filhos do Rei, e filho do Rei não pode ficar na miséria ou pobreza” etc.
     Com isso estamos inchados com essas mensagens completamente sem conteúdo bíblico, que causam mal estar nos verdadeiros servos de Deus. As nossas festividades não causam transformação, isso porque não paramos para analizar as palavras do pregador, que digo não todos mas a maioria não está preocupado com o crescimento espiritual da igreja e a edificação do povo de Deus, e sim com a sua conta bancária, a igreja entra em oração e jejum para escolher um tema e o “pregador” vem contar estória de uma vida no passado, e muitos choram, emociona-se etc. Mas pergunto aos queridos Jovens, que observam essas práticas dentro das nossas igrejas: Onde está a transformação? Onde está a mudança de atitude, de comportamento?.
     Barulho, sem arrependimento de pecados é só barulho, barulho sem transformação de vida, continua sendo barulho, baraulho sem ser movido pelo Espírito Santo de Deus, continua sendo barulho. Ao término das festividades observe como fica a igreja, se pessoas se converteram, ou “foram convencidas” se elas permanecem nos caminhos do Senhor, se os menbros da igreja ficaram mais unidos, mais “crentes”, obedientes aos líderes, etc. Não ficam porque o barulho sem ter vida no altar permanece barulho. No entanto quando o barulho é resultado de uma vida voltada para Deus, na oração, na leitura da palavra, na comunhão entre os irmãos, o resultado desse movimento, é conversão de almas, batismo com o Espírito Santo, arrependimento de pecados, dons espirituais, obediência, união entre os irmãos.
     O barulho, alimenta e satisfaz a carne, a palavra o espírito.
    O barulho mexe com a emoção, resultando em decisões prescipitadas, a palavra atravessa a emoção, nos firmando na razão, para decidirmos, com prudência.
     Para experimentarmos um avivamento, este tem que começar dentro de nós, pela nossa casa, no compromisso com Deus.
Para pensar, se você recentemente participou de uma festividade, houve transformação em sua vida? Você ficou mais crente?, tem mudado para melhor? Ou continua tudo como estava?.
     Busque ao Senhor, deixe levar-se pelo desejo de ser fiel ao teu Deus, participe efetivamente dos trabalhos de sua igreja, ore mais, leia mais, viva mais a sua vida de acordo com a vontade de Deus, não procure o barulho e sim o avivamento, que virá quando menos você esperar.

     Um grande abraço do seu irmão em Cristo Cardoso.
Related Posts with Thumbnails