segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Força da Juventude


     II Reis 6.1,2 “E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide”.
      Hoje alguns pastores não dão a devida atenção aos jovens na casa do Senhor, pois alguns pensam que os jovens não tem experiência, faz as coisas sem pensar, não tem responsabilidade entre outras “qualidades”. Mas temos vários exemplos tanto de jovens responsáveis como irresponsáveis, mas o fato que quero compartilhar com meus queridos jovens é que vocês sabem que tem aqueles no nosso meio que não querem nada com nada, isso ninguém nega, porém, também tem aqueles que estão envolvidos no trabalho do senhor, atuando em várias áreas. Aos que estão parados, digo-lhes esforçai-vos para fazer algo para o Senhor teu Deus que tem te sustentado, amado, não tem deixado faltar nada, e ainda tem tido uma “super”, “ultra”, “mega” paciência com você. Já aos que estão em plena atividades na Casa do Pai, continue a buscar o poder que vem do alto, pois cristo agrada-se das suas atitudes, sempre querendo o melhor para a casa do Senhor e principalmente para os outros jovens e toda a igreja.
      Temos nessa passagem algo muito maravilhoso quando parte não de Eliseu, que posso dizer que simboliza o pastor da igreja, mas sim dos jovens a iniciativa de aumentar o lugar onde eles tinham aulas de profeta.
Observamos algumas lições nessa passagem:
    • os jovens tiveram a visão da necessidade ( viram que o lugar era apertado)
    • Tiveram iniciativa para( não ficaram só no “tem que ser feito” “está precisando”) mas foram em busca da solução descruzaram os braços.
    • Reconheceram que precisavam de uma pessoa experiênte ao seu lado para orientá-lo (E disse um: Serve-te de ires com os teus servos vs 3). Ainda nesse reconhecimento, não tiveram a pretenção de fazer algo as escondidas, longe da vista do pastor.
    • Trabalharam em equipe( ... e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga. Vs 2).Quando os jovens trabalham unidos em prol da congregação, a obra é só crescer e crescer, digo não só materialmente, mas em todas as áreas, haverá batismo com o Espírito Santo com frequencia, mais vida na igreja, mais jovens abençoados na área profissional, familiar, financeira, pois Deus agrada-se do jovem que honra a casa do Senhor.
    • Cada um fez a sua parte( … e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga. Vs 2). Em uma coletividade sempre há aqueles que se escoram nos outros, mas se liga meu irmão, se você fizer a sua parte, não sobregarrega ninguém, pare de reclamar e comece a agir. Tem uma frase que gosto muito: “Quem não serve pra obedecer, não serve para comandar” fazer a nossa parte é: cumprir os horários, chegando cedo no culto, quando se marca uma reunião, está presente, não falta ensaios no vocal, quando o pastor convoca a igreja para determinada atividade sempre está pronto(a).
      Esta história, não foi escrita por acaso, mas sim porque Deus tem algo a nos ensinar, através destes jovens.
      Que Deus abençoe nossos jovens, a cumprir com o chamado de servo do Senhor Jesus. Talvéz você não entenda a profundidade desta mensagem para sua vida, mas comece a ocupar-se na obra do Senhor, envolva-se com os trabalhos da sua igreja e o Senhor lhe capacitará para toda a boa obra.
      Desejo do fundo do coração, que despertes para uma vida dinâmica na presença de Deus, na certeza de muitas lutas, mas de abundantemente graça sobre graça.
                 Do seu irmão em Cristo Cardoso.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lírio Infeliz


                Era uma vez um belíssimo lírio, que crescia no extremo do campo. Cercado de pedras e de urtigas que admiravam sua beleza, o lírio resplandecia feliz.
            Um dia, o lugar foi visitado por um pássaro de múltiplas cores. O lírio procurou ser seu amigo, mas o pássaro o recusou e desprezou a feiúra e pobreza de seus companheiros.
– Não sei como você pode viver aqui, entre pedras e urtigas. Você julga que este lugar é belo porque não conhece a verdadeira beleza. Eu sim conheço lugares encantadores onde os lírios podem ostentar plenamente sua beleza e ser admirados por aqueles que valem apena.
            O lírio começou a lamentar sua sorte, a sentir-se horrível, a odiar os que viviam ao seu lado, agora os via como feios e miseráveis. Em suas freqüentes visitas, o pássaro continuava envenenando o coração do lírio, falando-lhe de paraísos distantes, fazendo-o odiar cada vez mais seus antigos companheiros, que já nem se atrevia olhar o lírio e viviam dolorosamente seu desprezo. Um dia, já não podendo agüentar tanta infelicidade, o lírio disse ao pássaro:
- Quero ir embora daqui, leve-me a esses lugares fabulosos que você conhece e onde eu possa exibir minha beleza em todo seu esplendor.
O Pássaro arrancou com o bico o lírio, que poucas horas depois morreu.

_____atitudedojovemcristao.blogspot.com_______
            
          Essa é uma fábula muito atual para os nossos jovens, pois a nossa mente tem a capacidade de adaptar-se, as coisas boas ou más.
            Quero dizer que temos a mente de Cristo, e que precisamos pensar como tal, sermos realistas, falarmos para elevar alguém e nunca deixarmos para baixo, ou menosprezar quem quer que seja.
Pare de reclamar, olhe as coisas boas ao seu lado, seus amigos, irmãos, quando você precisar, eles estarão lá, não se iluda com a “beleza” que dizem que tem lá fora.
            Aprendemos também, que bom é o lugar onde estamos, os irmãos, amigos que estão ao nosso lado, pois do outro lado existe um mundo colorido, mas que é cheio de ilusão, e depois que seguimos este “mundo colorido” assim como o Lírio é caminho de morte.
            Pense nisso, meu querido jovem, não importa as lutas, dificuldades ou provações, mas o melhor lugar para estarmos é na casa do Senhor Jesus na Igreja, juntamente com os irmãos.
            Um Abraço, e fique na Paz do Senhor, e o que desejo de todo coração.  
                                                                                  Cardoso

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A xícara de Chá

           
        
          Em certa ocasião, um sábio japonês recebeu a visita de um professor universitário que queria averiguar a que se devia o fato de aquele homem simples, sem cursos de pós-graduação nem títulos especiais, ter tanta fama.
O sábio convidou-o a tomar chá, serviu a xícara de seu hóspede e, quando estava cheia, continuou colocando chá com uma expressão serena e bondosa. O professor olhava desconcertado como o chá transbordava da xícara cheia e não conseguia explicar a si mesmo uma atitude que, mais do que sabedoria, demonstrava uma atitude estúpida.
- já está cheia! Não cabe mais! Gritou o professor sem poder conter-se.
- Tal como esta xícara – disse o sábio de maneira imperturbável -, você está cheio de sua cultura, de suas opiniões, de seus títulos. Assim é impossível que eu possa ensinar-lhe algo.
            Que lição maravilhosa, o sábio deu ao professor. O que isso quer dizer ou nos ensinar jovens? Andamos cheios de muitas coisas, muitas preocupações com o dia a dia, cheios de orgulho, cheios de tudo, mas vazios do verdadeiro conhecimento, vazios de humildade, de simplicidade. Em Filipenses 2.7 encontramos  “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” O próprio cristo esvaziou-se de sua glória, "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu."  (Hebreus 5 : 8). Precisamos nos esvaziar para que cristo nos encha de sua glória, sabedoria, simplicidade, humildade, bondade e muito mais, e que possamos como Jesus Cristo aprender a obedecer. Pois enquanto não nos esvaziarmos, não haverá espaço para Cristo trabalhar. Estamos vazios de conhecimento de Deus, ao chegarmos na casa do Senhor, precisamos destampar o vaso, e pedir ao Senhor do Conhecimento que nos encha com sua glória e poder. Que Deus abençoe meus queridos Jovens e que está vazios das coisas mundanas e buscarmos o Sábio dos Sábios Jesus de Nazaré que está cheio de Graça, conhecimento, pronto para nos ensinar pelo seu Santo Espírito. Um Grande abraço de seu irmão em Cristo Cardoso.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SOL e LUA

                                                                                     

 
QUEM ILUMINA MAIS.

      SOL e LUA viviam em grande disputa para ver quem iluminava mais o SOL gabava-se de iluminar o dia e não precisar de luz artificial, para complementar a claridade, estava orgulhoso em servir aos homens e animais.
      De vez enquando, parecia que brincava de esconde-esconde com as nuvens, num gesto de satisfação por aquecer a terra, enviando-lhes nutrientes através de seus raios, isso quando não estava pintando um arco-iris, com suas variadas cores, dizia consigo mesmo – Eu ilumino mais, dou mais vida que a LUA.
      Ficava alegre, pois despertava os homens a cada manhã, com seus raios invadindo casas, apartamentos, levando mais uma vez o brilho de um novo dia, gostava de ver os animais despertando, aquecendo com seus raios, e os homens de pé trabalhando.
      A LUA não tinha o brilho do SOL, mas gabava-se de iluminar os corações dos homens, e lhes proporcionar momentos romanticos, emchia-se toda de orgulho ao ver os casais namorando.
Estava orgulhosa, ao ver as marés subir e descer, levando alimento para os pequenos animais
às margens dos rios e oceanos, de vez enquando ficava como se tivesse dormindo, apenas com o olhar entreaberto, vislubrando a beleza das noites, de repente subia parecendo uma adolescente cheia de brilho.
      Também alegrava-se ao proporcionar aos homens, um clima de romantismo e também de relachamento para um sono perfeito.
Enquanto o SOL e a LUA, contava suas vantagens, gabando-se de seus benefícios, o Criador chama os dois e diz: “Vocês foram criados cada um com um propósito específico, o SOL para governar de dia e você lua para governar de noite, vocês trazem aos homens mais do que brilho, vocês levam o meu nome, levam inspiração a humanidade, vocês são especiais”.
Assim ficaram satisfeitos, SOL e LUA sabendo que Deus os valorizava tanto a um quanto ao outro, e que os homens também gostavam da LUA com seu brilho levando romantismo e do SOL despertando-os para um belo dia.
      Cada jovem é único(a), Deus os criou com um propósito definido, não fique deprimido(a) não importa a altura, magreza, feiúra, boniteza se tem um sorriso cativante ou não. Valorize-se não viva para impressionar os outros, viva para agradar ao seu criador pois agindo assim terás alegria de espírito. Caminhe de cabeça erguida, não adoeça de remorso, mas contagi-e o mundo ao seu redor com sua ternura e beleza interior, pois o mundo passa e sua concupiscência, mas os que confiam no Senhor duram para sempre. Cada Jovem é especial para Deus.
      Você é inteligente e não adimita que alguém diga ao contrário, nem você mesmo pense diferente disso, se esforçe um pouco mais e verás que você é capaz de mudar muitas coisas. Você é forte, não se deixe vencer por um vício, mas vença-o no campo da mente, fortifique-se em Cristo Jesus e na força do seu poder, pois você já tem um grande admirador, JESUS DE NAZARÉ.

           De seu irmão em Cristo Jesus, Cardoso.

    
Related Posts with Thumbnails