segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Carpinteiro parte Final




           Tem uma máquina na carpintaria, que é fantástica, o carpinteiro abilidoso consegue fazer verdadeiras obras de arte. Quando eu comecei a utilizar esta máquina, quase arranquei meu dedo, pois ela vai girando a madeira numa velocidade muito grande, e ali encostamos o formão ou outra ferramenta para desbastar a madeira dando o formato que quisermos. Uma peça bem torneada destaca-se na igreja, no local de trabalho, na escola ou onde estiver sempre está em destaque.
            O carpinteiro de Nazaré utilizou esta ferramenta, várias vezes, mas em uma especial, para trazer salvação, a um judeu, que perante os seus irmãos era tido como traidor, mal caráter, além de apoiar o regime romano, ainda explorava seus irmãos, cobrando os impostos acima do cotado por Roma, estava rico, abastado, tinha subido na vida em cima dos outros, você conhece alguém assim? Pois se olharmos ao nosso redor, vamos observar, que estamos rodeados de pessoas de mal caráter, que estão subindo a custa dos outros. Esse homem chamado Zaqueu, precisava de um encontro com o carpinteiro que molda, pois o seu caráter estava manchado, havia por isso ganho muitos inimigos, pessoas que deveriam ser seus amigos pois faziam parte do seu povo. Amado irmão, olhe ao seu redor, lembre-se do seu primeiro amor, como eras feliz, mesmo não tendo nada, as pessoas se aproximavam de você, oravam juntos e Deus abençoava, mas o engrandecimento subiu até o seu ego, volte a calçar as sandálias da humildade, não deixe de visitar o escritório do carpinteiro, pois ele está com saudades de você.
            Este homem Zaqueu, agora ajudado por uma amiga, a árvore, de onde vem a madeira, empresta-lhe seus galhos, para que aquele pequeno homem pudesse, ter um encontro com o carpinteiro que com certeza iria mudar sua vida para sempre, cabe-nos mais uma reflexão antes de prosseguir. Deus sempre usa pessoas ao nosso lado para nos alertar de algum problema iminente, e até para nos aconselhar, você tem recebido input, de alguém ao seu lado? Abra o olho, pois o Senhor tem falado e você está tão obsecado pelo poder, pela posição que as mensagens não tem efeito, pois você não deixa o carpinteiro agir, faça como Zaqueu, que fez de tudo para encontrar o mestre, que podia ajudá-lo.
            O encontro com o mestre dos carpinteiros, trouxe a Zaqueu, não só a mudança de caráter, mas ele foi moldado pelo Senhor. Agora aquele homem antes ladrão, roubava não somente nos tributos, mas roubava a paz daqueles que com muito sacrifício juntava dia a dia seu salário para dar uma vida mais digna para sua família.
            O carpinteiro entra em sua casa, pega as ferramentas e começa a fazer seu trabalho, usa suas ferramentas com muita abilidade e presteza, começa moldando Zaqueu, arrancando seu orgulho, sua soberba, devolve a visão, agora de visão restaurada Zaqueu ver a sua situação, diante do carpinteiro, humilha-se, pede-lhe o perdão, escamas caem de seus olhos e agora o antes cego, enxerga que maior que o império romano é o império do amor, da honestidade, da vida simples mas com Deus e com seu povo. Em um salto ele diz:Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” Lc 19.8
Esse é o carpinteiro que molda.    

O carpinteiro da preservação da vida

            Havia um homem, que nunca trabalhou com carpintaria, ele vivia feliz  com sua família, embora a sua geração era perversa, não se importando com bem estar de ninguém, o amor passava longe daquela geração, viviam em festas e orgias, tudo que eles faziam era em benefício de si próprio. É nesse contexto histórico que surge um homem, com sua mulher e seus três filhos, lutando para serem exemplos de bondade e dignidade, uma família que alguém pudesse ver seus bons exemplos e segui-los, muitas vezes orando e chorando pelos seus filhos encontrava-se a mulher de Noé, pedindo a Deus que guardasse seus filhos e lhe dessem mulheres dignas para juntos formarem novas famílias.
            Este homem Noé, recebe uma missão de Deus, para construir um grande barco, enorme, capaz de transportar centenas de casais de animais, juntamente com sua família. Missão essa aos olhos de Noé impossível, na visão de sua esposa e de seus filhos, achavam que Noé estava maluco, a idade já estava afetando seu cérebro – o que você pensaria? Receber esta missão onde não mar, não havia ainda chovido na terra, pois o vapor subia e regava a terra e Noé chega em casa dizendo que Deus falou com ele e que era para construir um grande, enorme barco pois haveria de cair chuva sobre a terra inudar tudo e morrer todo aquele que não se converter ao senhor, você pensaria diferente da mulher e dos filhos de Noé?
            Muito bem esse pensamento passou pela cabeça deles, inclusive a de Noé, achando que estava ficando maluco, mas diz o texto sagrado que Noé achou graça diante de Deus, (Graça é favor imerecido) achou graça porque era justo, perfeito diante de Deus. Cabe-nos mais uma reflexão: Noé não sabia que Deus tinha reservado esta tão importante missão para ele, o segredo de Noé foi permanecer fiel a Deus, não se contaminando com o que estava ao seu redor, enquanto os outros “crentes” tomavam a forma do mundo, Noé e sua família preservava o que aprendeu de seus pais, honrando a Deus, talvez os filhos de Noé tenham sido taxado de quadrado, antiquado, Zé Mané, e outras “qualidades” que o mundo dão para aqueles que é fiel ao carpinteiro de Nazaré.
            Qual era a visão do povo, para este episódio, já que a visão da família de Noé era de que o velho estava gágá? O povo então, já achava aquela família de estranhos, que não se misturavam com eles, que seus costumes não batiam com o deles, quando essa notícia se espalhou, a chacota foi generalizada, desde o menor até o maior, a partir daquele dia, os filhos de Noé não podiam mais andar na rua, pois eram apelidados de loucos, fanáticos. Eram desprezados pelos demais, quando iam ao armazém comprar ferramentas, sempre ouviam piadas, mas eles agora não se importavam mais, pois o pai lhes ensinou muito bem a confiar em Deus, cada afronta era como uma vitamina dando-lhes mais ânimo para concluir a obra.
            O carpinteiro entra em cena mais uma vez, ensinando aquele homem como fazer aquela grande arca, detalhes por detalhes, medida por medida, tábua por tábua, tudo se encaixando perfeitamente. Noé não era carpinteiro até então, mas, com a unção divina, Noé experimentava o sobrenatural de Deus, aquela grande arca ia tomando forma à medida que os anos se passavam, seus filhos sua esposa a cada dia viam o milagre de Deus e isso fortalecia sua fé.
            Chega o dia, e mais uma vez o milagre acontece, o Carpinteiro preservador da vida, pelo seu poder, envia animais de dois em dois, para adentrarem à arca, preservando assim as espécies. Deus tem preservado a vida de muita gente, boa e má, as boas para fazerem a sua vontade, as más para que tenham tempo de se converterem ao carpinteiro, que pode preservar a sua vida para sempre dando-lhe a salvação, deixe-o trabalhar em sua vida. Esse é o carpinteiro que preserva a vida.    

O carpinteiro doa-se pela vida

            Que destino, aguarda o mestre, homem com sabedoria, zelo, compaixão, acima de tudo, amor, sim amor, pois por amor entregou-se a si mesmo para morrer em uma cruz, aonde madeiras duras, insensíveis, não quiseram ser trabalhadas pelo carpinteiro de Nazaré, homens que preferiam a fama, o status perante a sociedade, ostentavam um título, que deram mais valor do que o mestre dos mestres. Ele queria juntá-los, moldá-los, pois Ele mesmo disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"  (Mateus 23 : 37).
            O carpinteiro agora, é crucificado com duas madeiras cruzadas, madeiras que ele sabia muito bem utilizá-las, agora foram utilizadas para pendurá-lo numa cruz, pregos, martelos, quantas vezes ele usou para unir vidas, unir famílias, agora estava sendo usada por outrem, para uni-lo a cruz, os pregos transpassaram suas mãos, o sangue verteu, a vida estava esvaindo-se, o Carpinteiro de Nazaré, mesmo pendurado, continuou a utilizar suas ferramentas, desta feita pega a ferramenta da esperança.
            Dois ladrões estavam sendo crucificado, um ao lado direito e o outro a sua esquerda, o da sua esquerda insensível, a tudo que passa, diz: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Este homem não pode ver diante de seus olhos, a sua última chance de salvar-se, pois ali estava o mestre que poderia restaurá-lo, quantos estão nesta mesma condição, nos hospitais, nos presídios, a beira da morte e continuam ainda insensível, como uma madeira dura, que não permite que o carpinteiro trabalhe em sua vida. Mas nos diz o texto que o que estava a sua direita reconheceu que esta ali porque merecia, havia feito muitas coisas ruins, mas o Carpinteiro nada tinha feito para sofrer daquele jeito, então ele diz: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
e nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Glória a Deus, aquele homem, olhou para Jesus e viu o que o outro não conseguiu enxergar, a luz do mundo, o salvador da humanidade. O carpinteiro mesmo pendurado, com o rosto desfigurado, ainda transmitia, fé e esperança para a madeira sofrida. O Carpinteiro olha para aquela madeira, mesmo maltratado, agora arrependido, de tudo quanto tem feito, humilhar-se perante Ele pedir misericórdia. A maior alegria do carpinteiro é ter madeira para trabalhar, naquele momento Jesus pode ter mais um momento de felicidade, pois aquela alma estava sendo salva, pela fé no Carpinteiro de Nazaré. Duas madeiras, um martelo e três cravos, penduravam o mestre, mas não tirou a sua vida Ele a deu por muitas madeiras que viriam a ele, pois estava apenas começando o seu trabalho, havia de trazer muita esperança aquele que o buscar. Este é o carpinteiro da Esperança.

 

Conclusão
           

            Desde o dia em que veio ao mundo, o carpinteiro de Nazaré, já impressionava, muitas vidas foram trabalhadas, transformadas, restauradas, madeiras apagadas, sem brilho, sem nenhum destaque, foram colocadas em destaque para o mundo inteiro ver o brilho da luz de cristo, homens influentes também se rederam aos pés do carpinteiro, como Nicodemos, José de Arimatéia, Jovens, crianças, mulheres, poderam admirar e sentir a transformação de suas vidas, através deste homem simples, de aparência sofrida, mas que conquistou a humanidade. Ainda hoje, reis, rainhas, presidentes, governadores, Generais, garis, estudantes, em fim todas as classes sociais, são chamados ao arrependimento, são chamados para deixarem o carpinteiro trabalhar em suas vidas. Não importa que tipo de madeira você é, o importante é que o Carpinteiro ainda está vivo, procure-o e Ele se deixará achar. Eu soube que para encontrá-lo é simples, comece lendo a Bíblia Sagrada nos evangelhos, pois com certeza o acharás. O carpinteiro espera por você.
     Se você gostou desta série de postagem, deixe seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails