sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que é aceitável? Pra pensar!







          Olhe que eu não sou tão velho assim, mas há aproximadamente 30 anos, jamais um adolescente ou um jovem ousava chegar tarde em casa, responder o pai ou mãe, nem pensar. Lembro que meus brinquedos era eu mesmo que fazia, com lata de leite, madeira, cordão etc. Era uma verdadeira alegria quando ganhávamos um carrinho de plástico, no entanto ninguém sofria de depressão, ou mesmo das doenças modernas como o stress. Era ensinado nas escolas duas matérias ótimas chamadas de OSPB e Educação Moral e Cívica, onde o aluno aprendia a respeitar a pátria, entender o Sistema Político Brasileiro, na aula de Moral e Cívica, por exemplo, aprendíamos a respeitar o próximo, o professor, a sermos cidadãos, etc. Para se ter uma idéia, tal matéria abordava diversos assuntos como educação, consciência, caráter, virtudes, vida social, direitos e deveres, dentre muitos outros, informando não apenas sobre os deveres do cidadão para com sua pátria, mas também ensinando valores e virtudes como respeito ao próximo, respeito às autoridades, e a importância da educação e do caráter na formação de uma pessoa.
            “Essa matéria foi abolida do currículo escolar no início da década de 90, se não me engano, e é algo que faz muita falta na formação acadêmica e social das crianças de nosso país. Caso você esteja se questionando do porquê dessa matéria ter sido limada do ensino nacional, a resposta é bem simples; pensem bem, que serventia tem para um governo uma matéria que ensina as pessoas a serem cidadãos, que lhes informa sobre seus direitos e deveres, que lhes ensina amor a pátria? Um cidadão que tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres, que ama sua pátria, é um cidadão que questiona, e um cidadão que questiona, não é algo que um governo como tivemos e andamos tendo querem para si, pois um cidadão que questiona é muito perigoso”. P.k. Ninguém
            Podemos ser livres, sem sermos libertinos, você tem o direito de ser respeitado dentro da sala de aula, como tem o direito de expressar suas opiniões, dentro do respeito mútuo, professor-aluno-colega, colega-aluno-professor. Quero dizer que: se eu falo o que quero, tenho que estar preparado para ouvir o que não quero, como eu não quero ouvir o que não quero, então não falo o que quero, respeito o meu semelhante.
            Será que é aceitável um professor chegar na sala de aula de bermuda, camisa regata, sandália de dedo e começar a ensinar aos alunos utilizando gírias, palavrões até de baixo calão?  Bom na atual sociedade alguém vai dizer que é liberdade de expressão, mas onde está o respeito aos alunos, aos pais destes mesmos alunos que enviaram seus filhos ao colégio, faculdade, para serem formados cidadãos de bem, educados, éticos, respeitadores?.
            Jovens, respeitem seus semelhantes, sejam educados, honestos, trabalhadores, amigos, companheiros, deem respeito.

"Quem tem cultura enxerga mais longe, descortina novos horizontes. Quem não tem cultura tem visão limitada, limita-se às coisas e atividades do dia-a-dia. Quem tem cultura tem mais senso crítico, maior capacidade de análise das pessoas e das coisas..."
Livro Atividades de Educação Moral e Cívica" de Siqueira e Bertolin da editora IBEP
           
            Hoje pode tudo, ninguém diz não para nada, a filha pede para namorar aos 12 anos de idade o pai autoriza com medo da filha namorar na rua, e essa autorização é até para o namorado dormir em casa com a adolescente. Ainda com a cara lisa diz: “ é melhor fazer em casa do que na rua”. Isto é aceitável? Para a sociedade é, mas para nós que honramos a família, temos um Deus Moral, esta atitude é imoral diante do Todo poderoso.
            Filhos honrem aos pais para que se multiplique seus dias na face da terra, pais ensinem seus filhos com temor e amor no coração, para que eles sejam cidadãos de bens.
            Finalizando, oro ao Senhor para que tenha misericórdia dos nossos jovens, e capacite aos pais a ensinarem seus filhos no temor da palavra de Deus. Um grande abraço de seu irmão em Cristo Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails