sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CONSELHOS

             Há momentos em nossas vidas que somos guiados pelos pais, mas chegará o dia em que  tomaremos nossas próprias decisões, dependendo como decidirmos, colheremos frutos bons ou ruins. Mas como tomarmos a decisão certa? Como devemos nos orientar, de modo a tomarmos a melhor decisão, escolhermos os melhores caminhos?
            Existe uma palavra chamada conselho, que pode salvar ou destruir uma vida, dependendo de quem os dá e de quem os segue. Vejamos o que a bíblia fala em: I Reis 12:6
"E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?". Observe que o rei Roboão tinha as melhores das intenções, pediu conselho, mas era isso mesmo que ele queria? Quantos já constrói o pensamento, calcula o que vai fazer, mas pede conselhos só para desencargo de consciência, pois se o conselho for de alguém sem visão, ele não terá a culpa sozinho.
Má conselho
"Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele."  (I Reis 12:8). O conselho destes jovens, estava cheio de orgulho, de  força física e não força de caráter, força de vontade para resolver um conflito, não que os Jovens não possa aconselhar, porém esse jovem tem que ser cheio do Espírito Santo, para que o Senhor o guie , e o conselho venha da parte do Senhor.

"E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado."  (I Reis 12:13). Quando seguimos conselhos errados, as conseqüências serão inevitáveis, neste caso o Jovem Rei cheio de orgulho por ser Rei, foi falar para os amigos, ignorando sua chamada para apascentar, cuidar do povo, e não agir como menino.

Leia esses versículos como são importantes eles falam por si só

"E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões."  (I Reis 12:14). Este foi o conselho dos jovens.
"Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito."  (I Reis 12:28)

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."  (Salmos 1 : 1)

"O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração."  (Salmos 33 : 11)

"Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo."  (Salmos 107 : 11)

"O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;"  (Provérbios 1:5)

"Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,"  (Provérbios 1:25)
"Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão."  (Provérbios 1:30)

 "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza."  (Provérbios 8:14)

"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."  (Provérbios 11:14)

"O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio."  (Provérbios 12:15)

"Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam."  (Provérbios 15:22)

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio."  (Provérbios 19:20)

"O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial."  (Provérbios 27:9)

            O meu objetivo ao escrever sobre conselhos, é que tem muitos jovens tomando decisões precipitadas, sem o conhecimento dos Pais, dos Pastores e isso tem causado transtorno para ele mesmo, outros tomando conselhos com pessoas que não são crentes, apenas porque é amiga de escola, é vizinha, mas não segue o mesmo caminho que nós.
            Aconselho aos nossos jovens que procure seu pastor, seu líder de mocidade para um aconselhamento, e esse conselho tem que ser pautado na palavra do Senhor a Bíblia Sagrada, tenho aconselhado várias pessoas, através deste blog, e Deus tem honrado, tenho recebido vários agradecimentos, louvo a Deus que ainda nas igrejas Evangélicas existem jovens sérios, que buscam conselhos sobre namoro, noivado, casamento, emprego ou outras decisões. Meu conselho, busque mais ao Senhor, ocupe-se na obra do mestre, pois a Palavra de Deus já é um excelente conselho para nós.

            Um abraço de seu irmão em Cristo Jesus.
Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails