“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura”. Isaías 55:2
Estamos em uma época aonde as informações vem a galope através dos meios de comunicações, principalmente TV. Todos os dias lançam novas modas de roupas, novos modelos de carros, de celulares, de relógios, de tenis, sapatos etc. Nesse mundo da moda, do modernismo nossos jovens sentem-se precionados pela sociedade e até pelos colegas à ter o mais moderno aparelho de celular, o melhor notbook, e por ai vai.
Até aonde vai esse consumismo desenfreado? Que não leva em conta as condições financeiras das famílias, mas simplesmente julga os jovens pela aparência, pelo que possui ou deixa de possuir. Pais estão fazendo de tudo e mais um pouco, para que seu filho tenha o melhor, ( materialmente falando).
Quero aqui falar para você jovem, que quer porque quer, determinado objeto, mas não pensa nas condições financeiras, de onde vai sair o dinheiro, fica exigindo de seu pai da sua mãe. Antes de pedir algo, pergunte se seu pai pode ou não, se é aquilo mesmo que você quer, isso porque muitos tem comprado determinado objeto e tem se arrependido, apenas para satisfazer o capricho do seu eu.
O comércio alimenta-se de pessoas descontroladas com suas finanças, eles não se importam como você vai pagar e se atrasar, seu nome estará no SPC ou SERASA, precisamos comprar apenas o que é necessário, e impressindível, e sempre pedir descontos.
“O poder de consumo dos jovens é um vilão que anima vários setores da economia. Há em curso uma corrida para conquistar o coração dessa rapaziada (e o bolso dos pais). As grandes marcas desenvolvem estratégias milionárias para tornar esse público fiel desde já. A maior parte do que se produz no mercado publicitário, que movimenta 13 bilhões de reais por ano, tem como alvo a parcela de 28 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 22 anos. É esse grupo que fornece boa parte do ideário da propaganda, enchendo os anúncios com mensagens de liberdade e desprendimento” Veja julho 2003.
Entrevista: A jornalista americana Alissa Quart, autora de um
livro sobre hábitos de compra dos adolescentes,
fala do consumismo juvenil
Veja – Por que os jovens estão comprando produtos de luxo?
Alissa – Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?
Alissa – Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos "infiltrar" num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A idéia é estimular seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não. Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras.
http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html
Ajude seus pais, conversando sobre o assunto, coloque objetivos, faça planos, não seja imediatista, mas controlado nos desejos, esse assunto não pode ficar de fora das reuniões familiares.
“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade”. Eclesiastes 5:10
Jovens busquem ao Senhor e peça-lhe sabedoria para não entrar no consumismo desenfreado e quem já está, peça graça para sair. Um abraço e fique na Paz do Senhor.
0 comentários:
Postar um comentário